A definição de qual negócio próprio abrir é uma decisão de vida, uma escolha que pode ser para vida toda. Caso tenha dúvida em escolher qual negócio, uma boa dica é imaginar atividades que você tenha muita afinidade e que já tenha tido uma boa experiência profissional.
O empreendedorismo inspira ideias incríveis de negócios inéditos e modernos. Porém, nem sempre uma boa ideia se transforma em bons negócios. Não é suficiente ter criatividade na definição do negócio se o empresário não tiver um bom planejamento estratégico.
Avaliar o mercado historicamente, acompanhando o seu movimento, pesquisando tendências e oportunidades, com certeza fornecerá dados para embasar a sua tomada de decisão.
No livro de Ronald Jean, “O empreender como opção de carreira” o autor aconselha experimentar executar todas as atividades do negócio que pretende abrir. Por exemplo, você poderia iniciar com um pequeno número dos produtos que imagina trabalhar através da venda porta a porta. Pesquise sobre os fornecedores e as preferências dos clientes. Conheça as necessidades do mercado que o produto ou serviço vai preencher, avalie conceito, produção e entrega. Desta forma, o empreendedor poderá verificar se o estilo de vida que o negócio impõe corresponde as suas aspirações e de sua família. “Não adianta sonhar com um negócio próprio se o candidato a empreendedor não está disposto e motivado a fazer o trabalho necessário para ter sucesso ou se esse trabalho desestrutura sua vida familiar e o torna infeliz”.
Identificar os concorrentes diretos e indiretos do seu negócio também é indispensável. Não basta conhecer somente as empresas similares ao seu segmento, devemos pensar também naquelas que de forma indireta satisfaçam as mesmas necessidades que o seu produto pretende satisfazer. Se você pretende abrir uma pizzaria, por exemplo, pesquise as pizzarias já existentes dentro da sua área de atuação e também os outros restaurantes (cantinas de massas, restaurantes internacionais e outros), estes também concorrem com o seu negócio. Procure identificar quais são os pontos fortes e fracos destes estabelecimentos. Imagine como pretende se destacar e quais serão os diferenciais do seu negócio.
Matéria do programa do Fantástico mostra como boas ideias se transformam em bons negócios. É um vídeo de oito minutos que ilustram vários casos de sucesso de empreendedores: acarajé congelado, empresa de reciclagem de lixo eletrônico, softwares para auxiliar os professores a ministrarem as aulas de forma mais dinâmica, dentre muitos outros casos.
Definida a ideia o próximo passo é elaborar um plano de negócio. Neste documento você vai apresentar todos os detalhes do empreendimento (conceito, valores, riscos, potencial de lucro e crescimento, definição da estratégia.). Este será o assunto no próximo post. Aguardo seu comentário com sugestões e opiniões.
Priscila Stuani
Izabela,
Você mencionou pontos importantes. Criatividade não é sinônimo de efetividade. Inovação só é inovação quando existe funcionalidade.
O ciclo é contínuo: pesquisar, implementar e avaliar.
Boa matéria do fantástico!
Izabela Reis
Priscila muito obrigada por sua participação. Realmente para uma empresa ter de sucesso é necessário o estudo continuo. Analisar sempre os resultados já alcançados e onde se pretende chegar. Desta forma, o empresário poderá definir quais as estratégias que serão utilizadas para alcançar este resultado. Abraços
Heron Xavier
Muito pertinente seu post Izabela!
Ontem passou no Globo Repórter o tema ‘microempresários’, e olha, para quem começou pegando R$ 500 de empréstimo para abrir seu negócio e hoje, ainda pequeno, consegue pagar as suas contas, foi um grande exemplo para todos que querem seguir o empreendedorismo (como eu, que ainda tenho medo de ficar no vermelho, mas estou planejando bastante meu futuro azul).
E concordo com a Priscila, é preciso planejar muito bem para implementar da maneira correta e mesmo correndo riscos, não perder o foco, que é adquirido pela avaliação do período. E criatividade é a mãe da necessidade, mas não é a voz da razão, definitivamente.
Abraço!
Izabela Reis
Heron agradeço seu comentário, mais uma vez.
Verdade, fiquei encantada com as histórias do programa de ontem, meu marido até sonhou com isso (que estava abrindo uma empresa) e me contou hoje pela manhã.
São exemplos de coragem, de pessoas com pouco estudo mas a maioria com muita visão de mercado. Infelizmente, existem tantas outras histórias de pequenos sonhadores que não terminam tão bem, acabam endividados e com a empresa falida. Eu acredito que o principal é o planejamento mesmo, pois com ele, mesmo vindo as dificuldades e os problemas, o empresário pode reverter a situação.
Tenho certeza que a cada dia você esta mais perto de alcançar o seu sonho de forma madura e consciente, sabendo claro das dificuldades mas também das oportunidades que estão por vir. Sucesso!
janaina
O erro de muitos empreendedores é ficar parado na ideia, sem planejar, pesquisar, experimentar e desenvolvem o negócio amparado apenas pelas ideias, que nem sempre são funcionais na realidade.