Encontro Locaweb

Por Aline Roque e Mateus Rosa

Nós, da equipe do blog do Projeto Implantando Marketing, marcamos presença no 16º Encontro Locaweb para Profissionais de Internet que aconteceu na última quinta-feira, 08/05, em Porto Alegre e resolvemos compartilhar um pouco do que aconteceu no evento para vocês.

No público, havia uma grande mescla de profissionais de marketing, comunicação, programação e muito mais. Todos em busca de ouvir de especialistas o que está acontecendo, o que vem por aí, o como estar à frente para ter sucesso em estratégias digitais.

O evento contava com duas salas, uma voltada aos programadores com palestras bem práticas para a galera que tem o código na veia e outra, voltada para o pessoal das estratégias e ações de marketing e negócios. É nesse auditório, cujas palestras foram selecionadas e mediadas por Martha Gabriel, que vamos focar nossa atenção.

Vamos compartilhar um pouco sobre cada palestra, mas, em geral, o recado dado foi que nosso foco deve estar muito mais concentrado na experiência do usuário/cliente do que no que queremos comunicar.

Devemos tratá-los como seres humanos, tentar compreender sua jornada para oferecer algo amigável e que resolva seus problemas de forma prática. Isso leva à conversão muito mais do que simplesmente “tentar vender”.

Outro item fundamental é que hoje tudo está conectado e as mídias devem se relacionar, mas cada uma focando em uma experiência singular (crossmedia).

Além disso, o mobile está crescendo em uma velocidade exponencial. Uma ação digital não pode se dar ao luxo de não pensar na experiência mobile.

Agora vamos às palestras:

Para começar, o publicitário Marcelo Trípoli, da Sapient Nitro, apresentou cases fantásticos de ações que levaram a UX (user experience) ao extremo. Ele enfatizou que se contar uma história (storytelling) marca mais do que vender uma ideia, promover uma experiência (storyscaping), sem sombra de dúvidas, entra na mente e na memória do cliente.

Depois, Gustavo Caetano, da Samba Tech, compartilhou com todo seu carisma e irreverência sua trajetória de empreendedorismo que o levou ao sucesso, na palestra Inove ou Morra Tentando. A mensagem que ficou foi que muitas empresas ou startups fracassam, porque tem ideias geniais para resolver problemas que – não existem. Gustavo enfatizou que antes de tentar inventar a roda, inovar é estar atento em como melhorar algo. Ou seja, você pode criar algo novo em cima de algo que já existe. O propósito da inovação pode ser melhorar a vida de pessoas, arrumar algo que está errado ou prevenir que algo bom desapareça. Tendo um propósito claro, você será capaz de compreender um problema para aí sim pensar em uma solução que resolva de um jeito diferente e que “cause uma melhor experiência para o seu cliente”. Isso já será meio caminho rumo ao sucesso.

Ediney Souza (o Interney) focou na importância do conteúdo relevante para se gerar conversão. Quem visita sua página, fanpage, etc, não está querendo ver propaganda sobre você. Antes de tudo essa pessoa quer algo que resolva o problema dela ou que proporcione prazer. Pensando nisso, sua chance de ser mais relevante será maior.

O empresário César Paz, da AG2, também bateu na tecla da experiência, mostrando cases de integração entre o ambiente digital e a vida real. Falou sobre realidade aumentada, gamification, geomarketing e como a união dessas estratégias podem resultar em aumento de vendas.

Gabriel Casara, do Grupo RBS, nos trouxe um pouco da preocupação que a mídia tradicional tem em relação ao digital e que a chave para superar isso é transformando esse desafio em oportunidade de crescimento. O modelo tradicional de jornal impresso com classificados está condenado à morte. Agora, os grandes veículos tem que correr contra o tempo para se posicionar e reestruturar seu modelo de negócios.

Victor Popper, da All In, falou sobre o e-mail marketing da atualidade. Ele tem papel importantíssimo na conversão, desde que corretamente utilizado. Pense em ferramentas que geram um e-mail responsivo, facilmente acessado por diversos dispositivos móveis ou não. Além disso, as ferramentas devem ser utilizadas com inteligência para personalizar a ação para cada usuário. Assim, você foca em enviar para ele algo assertivo aumentando seu resultado.

O mestre Dado Schneider falou sobre a dificuldade que os não nativos digitais tem de encarar o mundo dos que já nasceram conectados e como se deve correr atrás disso para não ficar para trás. Hoje a tecnologia se mistura com a publicidade e o marketing – e a tecnologia é à base da internet. Ela que faz todos os processos acontecerem, todas as mudanças no mercado digital se deu pela exploração das plataformas de tecnologia.

Para concluir, Martha Gabriel reforçou sua tese que de digital não modifica marketing ruim e apresentou as principais tendências do mercado digital.

Ainda afirmou que se você não estiver otimizado para o mobile, você não existe. As ferramentas estão disponíveis, é preciso o profissional extrair o melhor para obter sucesso em suas estratégias.

E finalizou apresentando habilidades essenciais para o profissional de século XXI:

Pensamento Crítico – Para detectar riscos e oportunidades novas;

Criatividade e Inovação – Para resolver problemas novos e aproveitar novas oportunidades;

Conexão – Tanto com pessoas quanto tecnologias.

Para finalizar ressaltamos a importância de reservar espaços para ouvir os especialistas, trocar experiências com colegas da área, enxergar direções possíveis para inovar, promovermos experiências e, principalmente, resultados cada vez melhores para aqueles que em nós confiam. E tudo isso aconteceu, no Dia do Profissional de Marketing.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply