Endomarketing e Marketing de Incentivo. É a mesma coisa?

O termo Endomarketing, utilizado para descrever as açoes de marketing desenvolvidas para colaboradores da empresa, focado na comunicação interna, por vezes é confundido com o termo Marketing de Incentivo, que descreve ações de motivação e incentivo de colaboradores na busca de atingir e superar metas e resultados.

Os dois termos não significam a mesma coisa, mas são relacionados: marketing de incentivo é uma das formas de endomarketing.
O endomarketing abrange todas as formas de contato com o colaborador, deste campanhas internas, avisos, intranet, festividades e solenidades, enfim, as múltiplas formas de impactar os colaboradores no exercíco de seu trabalho.

O Marketing de Incentivo, como uma forma muito presente dentro das empresas, por vezes se apropria do conceito de endomarketing. Isso ocorre pois envolve comunicação mais intensiva, ações rebuscadas e distribuição de brindes, prêmios e bônus por resultados alcançados.

O Endomarketing é uma força muito poderosa que as áreas de RH e Vendas devem utilizar para engajar colaboradores com mais eficácia, tanto em açoes de incentivo como em todas as outras, como campanhas de prevenção de acidentes, datas comemorativas e aniversários coletivos, inclusive com o uso de blogs internos, mídias sociais dirigidas e a ainda bastante presente intranet

Enfim, Marketing de Incentivo é uma das formas de Endomarketing.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Fabio,

    Assertivo e direto como sempre!

    Muito legal essa comparação, porque a gente costuma confundir mesmo, e agora fica claro o que seja cada um!

    Abraço,

    Priscila