Essa semana vamos oferecer aos nossos leitores algo diferente. Os assuntos mais discutidos e algumas das dúvidas mais polêmicas, quando se fala em endomarketing, foram levantados em uma entrevista com Analisade Medeiros Brum, concedida com exclusividade para o Implantando Marketing. Confira na íntegra a opinião da profissional sobre marketing interno e seus desafios.
Analisa é Sócia-Diretora da HappyHouse Brasil Agência de Endomarketing, responsável pela Comunicação Interna de grandes empresas brasileiras como: Amanco, AGCO, Vale, Votorantim Siderurgia, Gol, Renner, Claro, Contax e outras. Profissional com mais de vinte anos de experiência, Analisa estuda e escreve sobre Marketing Interno desde o início da década de 90, tendo aberto espaço no mercado editorial para esse tema com seis livros sobre o assunto, incluindo Endomarketing de A a Z: Como Alinhar o Pensamento das Pessoas à Estratégia da Empresa. 
Implantando Marketing: Hoje em dia, muito se fala em valorização do capital humano por ser este um dos ativos intangíveis mais valiosos das organizações. No entanto, percebe-se que as empresas, em especial as de menor porte, ainda não têm clareza sobre o que ou como fazer para valorizar seus colaboradores. Na sua opinião, por onde essas empresas devem começar? Quais são os principais pontos que devem ser observados na hora de fazer um planejamento de endomarketing?

Analisa: As grandes empresas fazem endomarketing porque precisam, em função dos milhares de colaboradores e das muitas unidades. Penso que as médias e pequenas empresas já se deram conta da necessidade de trabalhar o público interno, mas ainda não tomaram a decisão de investir nisso, ou não sabem como. Quanto à valorização, isso é apenas uma pequena parte do endomarketing e não a mais importante. O que as empresas precisam é trabalhar a informação em primeiro lugar. Com isso, o público interno se sentirá mais valorizado. Mas valorização é uma consequência. São muitos os pontos a serem observados. O primeiro é esse: foco na informação para ter resultados em nível de integração e de valorização.O começo deve acontecer a partir de um diagnóstico para levantar o sentimento e a percepção do público interno em relação à forma como a empresa se comunicacom ele.
IMkt: O endomarketing em algumas empresas é atribuição do RH e em outras atribuição do marketing. Na sua opinião, quem deveria ser o responsável por essa atuação para se obter um melhor resultado?
Analisa: Na maior parte das empresas, hoje, o endomarketing está sob os cuidados do RH. Nas empresas cuja marca é mais valorizada e mais presente na mídia, o endomarketing é trabalhado pela Comunicação Corporativa ou pelo Marketing, mas isso acontece em poucas empresas. Na maioria, ele está no RH. Penso que deve haver uma parceria entre as duas áreas, pois o RH domina a informação sobre o elemento humano e o Marketing domina as técnicas e estratégias necessárias para a prática do endomarketing. O problema de estar no RH é a falta de conhecimento dos profissionais em relação a Comunicação e Marketing. Mas isso não é uma regra.
IMkt: Quais são os principais desafios na hora de implementar uma campanha de endomarketing e quais os erros mais comuns que podem ser evitados?
Analisa: Em cada empresa isso é único e diferente. Não dá para generalizar. O que pode ser um problema numa empresa, não é o mesmo em outra. Penso que um erro é pensar que endomarketing é só campanha motivacional, quando na verdade deve começar por um bom processo de informação.
IMkt: Quando a alta gestão não entende como é essencial essa prática, que dica você dá para que a equipe encarregada sensibilize os gestores dessa importância? Tem uma forma eficaz de prever o ROI do endomarketing?
Analisa: Na minha vida profissional, quando percebo que a direção da empresa não está sensibilizada e não percebe os ganhos que terá com o endomarketing, costumo pedir para fazer uma apresentação a eles e mostrar, além da teoria e da conceituação, cases de grandes empresas. Ao ver o endomarketing na prática, eles acabam aceitando. Ocorre que na maior parte das vezes a resistência é por desconhecimento. Ainda existe uma visão muito antiga de que fazer endomarketing é dar prêmios, distribuir camisetas e promover festas.
IMkt: Quais são as principais ferramentas de endomarketing da atualidade?
Analisa: Dizem que o endomarketing está cada vez mais eletrônico, o que não é verdade. A maior parte do público interno das empresas, no varejo e na indústria, não fica o tempo todo na frente de um computador. Hoje, ainda 80% do que fazemos na HappyHouse, agência que dirijo, é papel: banner, adesivo, cartaz, cartilha, etc. Ocorre que mesmo que o público interno esteja diante de um computador, na maioria das vezes o sistema de TI das empresas não permite materiais mais pesados e sofisticados. Os canais ainda são os mesmos e estão apenas se modernizando. Os famosos jornais internos hoje são revistas internas muito bem feitas e o Jornal Mural está se transformando em Jornal de Parede ou E-Murais. Não há muita novidade. O que há é modernização. Em relação às campanhas e mídias alternativas, tudo é permitido. Não existe limite para a criatividade quando a questão é criar peças e formatos que encantem o público interno. É dentro desse contexto que as técnicas e estratégias de marketing, as mais diversas, podem ser usadas para dentro.
IMkt: Qual o papel da tecnologia e das redes sociais na prática de endomarketing e como utilizar essa mídia a favor da empresa?
Analisa: Quando uma empresa implanta uma rede social interna, está entregando ao seu público interno um canal/instrumento para que eles utilizem na comunicação informal (rádio peão, rádio corredor, boato, fofoca). As pessoas ainda não possuem maturidade para utilizar uma rede social interna. Talvez por isso ainda não tenhamos grandes exemplos de sucesso. É um canal/instrumento difícil de ser controlado pela empresa. Não dá como monitorar aquilo que as pessoas falam sobre a empresa na qual trabalham. Hoje, no facebook, as pessoas ficam postando o tempo todo, durante o seu horário de trabalho, coisas como: não aguento mais … tomara que chegue às 18h para eu ir embora … meu chefe hoje está insuportável … Uma rede social interna, na minha opinião, ainda é um perigo e pode ser muito negativa para a imagem de uma empresa. Mas essa é a minha opinião neste momento. Posso mudá-la com o tempo e com as informações futuras.
Obrigada Analisa por seu tempo e sua colaboração!

// = 0) {
this.isIE = true;
this.version = parseFloat(ua.substr(i + s.length));
return;
}
s = “Netscape6/”;
if ((i = ua.indexOf(s)) >= 0) {
this.isNS = true;
this.version = parseFloat(ua.substr(i + s.length));
return;
}
s = “Gecko”;
if ((i = ua.indexOf(s)) >= 0) {
this.isNS = true;
this.version = 6.1;
return;
}
}

var browser = new BrowserZoomPlugin;
var dragObj = new Object;
dragObj.zIndex = 0;

function zoominto_dragStart(event, id) {
var el;
var x, y;
if (id) {
dragObj.elNode = document.getElementById(id);
} else {
if (browser.isIE) {
dragObj.elNode = window.event.srcElement;
}
if (browser.isNS) {
dragObj.elNode = event.target;
}
if (dragObj.elNode.nodeType == 3) {
dragObj.elNode = dragObj.elNode.parentNode;
}
}
if (browser.isIE) {
x = window.event.clientX + document.documentElement.scrollLeft + document.body.scrollLeft;
y = window.event.clientY + document.documentElement.scrollTop + document.body.scrollTop;
}
if (browser.isNS) {
x = event.clientX + window.scrollX;
y = event.clientY + window.scrollY;
}
dragObj.cursorStartX = x;
dragObj.cursorStartY = y;
dragObj.elStartLeft = parseInt(dragObj.elNode.style.left, 10);
dragObj.elStartTop = parseInt(dragObj.elNode.style.top, 10);
if (isNaN(dragObj.elStartLeft)) {
dragObj.elStartLeft = 0;
}
if (isNaN(dragObj.elStartTop)) {
dragObj.elStartTop = 0;
}
dragObj.elNode.style.zIndex = ++dragObj.zIndex;
if (browser.isIE) {
document.attachEvent(“onmousemove”, zoominto_dragGo);
document.attachEvent(“onmouseup”, zoominto_dragStop);
window.event.cancelBubble = true;
window.event.returnValue = false;
}
if (browser.isNS) {
document.addEventListener(“mousemove”, zoominto_dragGo, true);
document.addEventListener(“mouseup”, zoominto_dragStop, true);
event.preventDefault();
}
}

function zoominto_dragGo(event) {
var x, y;
if (browser.isIE) {
x = window.event.clientX + document.documentElement.scrollLeft + document.body.scrollLeft;
y = window.event.clientY + document.documentElement.scrollTop + document.body.scrollTop;
}
if (browser.isNS) {
x = event.clientX + window.scrollX;
y = event.clientY + window.scrollY;
}
dragObj.elNode.style.left = dragObj.elStartLeft + x – dragObj.cursorStartX + “px”;
dragObj.elNode.style.top = dragObj.elStartTop + y – dragObj.cursorStartY + “px”;
if (browser.isIE) {
window.event.cancelBubble = true;
window.event.returnValue = false;
}
if (browser.isNS) {
event.preventDefault();
}
}

function zoominto_dragStop(event) {
if (browser.isIE) {
document.detachEvent(“onmousemove”, zoominto_dragGo);
document.detachEvent(“onmouseup”, zoominto_dragStop);
}
if (browser.isNS) {
document.removeEventListener(“mousemove”, zoominto_dragGo, true);
document.removeEventListener(“mouseup”, zoominto_dragStop, true);
}
}

function imgplayerprogress_DoFSCommand(command, args) {
var imgplayerprogressObj = isInternetExplorer ? document.all.imgplayerprogress : document.imgplayerprogress;
}

function zoominto_addElement(divIdName, htmlval) {
try {

var newdiv = document.createElement(“div”);
newdiv.setAttribute(“id”, divIdName);
newdiv.setAttribute(“title”, “”);
newdiv.style.position = “absolute”;
newdiv.style.display = “none”;
newdiv.innerHTML = htmlval;

document.body.appendChild(newdiv);;
} catch (e) {
}
}

function zoominto_addmyelems(divIdName, htmlval) {
try {

var newdiv = document.createElement(“div”);
newdiv.setAttribute(“id”, divIdName);
newdiv.innerHTML = htmlval;

document.body.appendChild(newdiv);;
} catch (e) {
//_L(e);
}
}

function zoominto_initializelements() {

zoominto_addElement(“plugpanel”, “ZoomInto: Pictures, Images and Photos “);
zoominto_addmyelems(“plugincheck_0909″, ”

“);
}

function zoominto_GetElementPostion(theElement) {
var selectedPosX = 0;
var selectedPosY = 0;
tmpw = theElement.width;
tmph = theElement.height;
while (theElement != null) {
selectedPosX += theElement.offsetLeft;
selectedPosY += theElement.offsetTop;
theElement = theElement.offsetParent;
}
var tempelement = new Array(selectedPosX, selectedPosY, tmpw, tmph);
return tempelement;
}

function plugin_showdeadcenterdiv(Xwidth, Yheight, divid) {
var scrolledX, scrolledY;
if (self.pageYOffset) {
scrolledX = self.pageXOffset;
scrolledY = self.pageYOffset;
} else if (document.documentElement && document.documentElement.scrollTop) {
scrolledX = document.documentElement.scrollLeft;
scrolledY = document.documentElement.scrollTop;
} else if (document.body) {
scrolledX = document.body.scrollLeft;
scrolledY = document.body.scrollTop;
}
var centerX, centerY;
if (self.innerHeight) {
centerX = self.innerWidth;
centerY = self.innerHeight;
} else if (document.documentElement &&
document.documentElement.clientHeight) {
centerX = document.documentElement.clientWidth;
centerY = document.documentElement.clientHeight;
} else if (document.body) {
centerX = document.body.clientWidth;
centerY = document.body.clientHeight;
}
var leftOffset = scrolledX + (centerX – Xwidth) / 2;
var topOffset = scrolledY + (centerY – Yheight) / 2;
var o = document.getElementById(divid);
var r = o.style;
r.position = “absolute”;
r.top = topOffset + “px”;
r.left = leftOffset + “px”;
r.display = “block”;
}

function pluginalertShow(layerid) {
document.getElementById(layerid).style.visibility = “visible”;
document.getElementById(layerid).style.display = “block”;
plugin_showdeadcenterdiv(280, 115, layerid);
document.getElementById(“plugin_btn_activate”).focus();
}

function pluginalerthide(layerid) {
document.getElementById(layerid).style.visibility = “hidden”;
document.getElementById(layerid).style.display = “none”;
}

function zoom_getValidString(){

return “&isValidviewer=1″;// all things are valid

}

function zoominto_showflash(zoomres) {

try{
if(zoomres == undefined)
zoomres=”600×442”;

zoomarr=zoomres.split(“x”,2)
var divimgplayer = document.getElementById(“div_plugin_img_player”);
divimgplayer.style.display = “block”;
divimgplayer.style.visibility = “visible”;

//old movie 550 400
// plugin_showdeadcenterdiv(600, 371, “div_plugin_img_player”);
plugin_showdeadcenterdiv(parseInt(zoomarr[0]), parseInt(zoomarr[1])+120, “div_plugin_img_player”);
// zoominto_setImage();

zoominto_changeobject(document.getElementById(“plugpanel”).title,zoomres);

} catch (e) {
}

}

function zoominto_closeflash() {
var divimgplayer = document.getElementById(“div_plugin_img_player”);
divimgplayer.style.display = “none”;
divimgplayer.style.visibility = “hidden”;
}

function hidezoomicon(){
document.getElementById(“plugpanel”).style.visibility = “hidden”;

}

function getMouseX( e ) {

return e.pageX

|| ( e.clientX + ( document.documentElement.scrollLeft

|| document.body.scrollLeft ) );

}

function getMouseY( e ) {

return e.pageY

|| ( e.clientY + ( document.documentElement.scrollTop

|| document.body.scrollTop ) );

}

function dhtmlLoadScript(url)
{
var e = document.createElement(“script”);
e.src = url;
e.type=”text/javascript”;
// document.getElementByTagName(“head”)[0].appendChild(e);

document.getElementById(“addiv”).appendChild(e);
}

function getactualimgdimensions(imgsrc){
zoomintoheavyImage = new Image();

zoomintoheavyImage.src = imgsrc

var tempelement = new Array(zoomintoheavyImage.width, zoomintoheavyImage.height);
return tempelement;

}
function plugin_run() {

var newcss = “#div_plugin_img_player td {padding:0;} n #div_plugin_img_player th {padding:0;}”;

if (‘v’==’v’) /* ie only */ {
document.createStyleSheet().cssText = newcss;
} else {
var tag = document.createElement(‘style’); tag.type = ‘text/css’; document.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(tag);
tag[ (typeof document.body.style.WebkitAppearance==’string’) /* webkit only */ ? ‘innerText’ : ‘innerHTML’] = newcss;
}

var image = document.getElementsByTagName(“img”);
var totimgLength=image.length;

zoominto_initializelements();

for (var i = 0; i 50 && zoomarrdim[1] > 60) {

image[i].onmouseover = function () {imgvals = zoominto_GetElementPostion(this);

document.getElementById(“plugpanel”).style.display = “block”;document.getElementById(“plugpanel”).style.visibility = “visible”;document.getElementById(“plugpanel”).style.left = imgvals[0] + “px”;document.getElementById(“plugpanel”).style.top = imgvals[1] + “px”;document.getElementById(“plugpanel”).title = this.src;};
image[i].onmouseout = function (evt) {

imgvals = zoominto_GetElementPostion(this);

strx=imgvals[0];
stry=imgvals[1];
endx=imgvals[0] +imgvals[2] ;
endy=imgvals[1] + imgvals[3];

tmpcurx=evt.pageX;
tmpcury=evt.pageY;

if(tmpcurx > strx && tmpcurx stry && tmpcury < endy ){

l=1
}
else{
document.getElementById("plugpanel").style.visibility = "hidden";

}

};

}// End of Condition Image smaller

if(zoomarrdim[0] == 1 && zoomarrdim[1] == 1){
// remove Image element
image[i].style.display="none";
image[i].style.visibility="hidden";
}

}
}

function zoominto_URLEncode(clearString) {
var output = "";
var x = 0;
clearString = clearString.toString();
var regex = /(^[a-zA-Z0-9_.]*)/;
while (x 1 && match[1] != “”) {
output += match[1];
x += match[1].length;
} else {
if (clearString[x] == ” “) {
output += “+”;
} else {
var charCode = clearString.charCodeAt(x);
var hexVal = charCode.toString(16);
output += “%” + (hexVal.length < 2 ? "0" : "") + hexVal.toUpperCase();
}
x++;
}
}
return output;
}

function Closeiepluginpanel() {
closeflash();
}

function logme(txtstr) {
// try {
//alert(txtstr);
return "";

}

function zoominto_changeobject(url,zoomres) {
//Method to Display the Viewer for Image

imgName_bfr=(tmppluginimageURL +url + zoom_getValidString())

escimgName_bfr=escape(imgName_bfr);

trkval = "?chkme=" + imgName_bfr + "&rootstr=" + tmppluginServername;
pagetitle = "";
urlstr = zoominto_URLEncode(document.location);
zoomarr=zoomres.split("x",2)

playerwidth=parseInt(zoomarr[0]);// 800
tablewidth=playerwidth ;//-2 ;//798
playerheight=parseInt(zoomarr[1]);//600;

adwidth=468;//playerwidth -10 ;//768;
adheight=60;

document.getElementById("div_plugin_img_player").innerHTML = "

Default
115%
125%

n”;

document.getElementById(‘resselect’).value=zoomres;

}

// ]]>

ZoomInto: Pictures, Images and Photos

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

7 comments

  1. Priscila Stuani

    >Parabéns Aline pela iniciativa em inovar!As perguntas foram muito boas.

    Parabéns à Analisa por compartilhar seu conhecimento conosco.

    Muito interessante quando ela comenta sobre as ferramentas do endomarketing.

    Como escutei do Paulo Nassar um dia: O marketing promete e o Endomarketing entrega.

    Não foi no sentido pejorativo essa colocação, e sim que o endomarketing entrega se o pessoal estiver alinhado com a estratégia da empresa.

    Abraço.

    Priscila

  2. Juliana Nogueira

    >Ótima entrevista, Aline. Parabéns.

  3. Priscila Falchi

    >Excelente matéria!
    Parabéns

  4. Aline Roque

    >Priscila Stuani, essa colocação é perfeita! Pois de nada adianta o marketing se esforçar para criar os conceitos se quem de fato faz a empresa andar não estiver engajado.

    Obrigada por comentar!

  5. Aline Roque

    >Juliana e Priscila Falchi,
    Obrigada pelos comentários!

  6. Tatiane Guest

    >Amei a entrevista! Parabens Aline pela ideia e pelo resultado!
    Obrigada Analisa por compartilhar sua experiencia e expertise conosco!

    Gosto de ver que os especialistas concordam que o importante nao e a ferramenta em si, mas a estrategia e a transparencia da informacao. Concoro plenamente.

    Um abraco (desculpe a falta de acentacao, computador com problemas)

    Tati.

  7. Aline Roque

    >Olá Tatiane!

    Obrigada por seu comentário.