Engajamento no Instagram: dicas para ser bem sucedido

Olá amigos(as) leitores(as), sejam bem vindos novamente! Hoje o assunto abordado diz respeito a uma ferramenta muito conhecida por muitos internautas: Instagram. Isso mesmo! Hoje discorreremos sobre dicas de como utilizar essa poderosa ferramenta a seu favor meu caro leitor. Então, afile o cinto e vamos nessa pequena jornada!

Hoje, o Instagram deixou de ser uma ferramenta simples de postagem pessoal e assume o papel de uma ferramenta poderosa de marketing. Dentre os usuários da plataforma, cerca de 25 milhões são de contas corporativas, com centenas de milhões de publicações diárias. Sabendo disso, medir o alcance do seu conteúdo é um fator crucial para atingir o público desejado.

Para ter êxito nessa missão, algumas regras precisam ser seguidas:

1- Tenha um site ou blog para divulgação

Nunca pense que você pode substituir um blog por um perfil no Instagram. A rede social deve servir como elo entre o prestador de serviço e seus produtos com o consumidor final, ou seja, ser uma forma de interação mais simplificada para o usuário. Linkar a página na internet com seu perfil do Instagram é sempre viável, assim as informações a serem divulgadas serão exatas e de total idoneidade.

2- Tenha uma biografia completa

Aproveite o espaço que o serviço possui para conseguir uma ótima primeira impressão com seu provável cliente. Use uma linguagem simples e objetiva, sempre dando ênfase as metas da empresa, não deixando de lado o link para que os usuários possam navegar em sua pagina e conferir sua últimas novidades e entrar em contato com você.

3- Use e abuse de ferramentas para negócios

Usuários corporativos tem regalias que os outros usuários normais não possuem, ou seja, são funções exclusivas dentro do Instagram que classificam o tipo do seu negócio, inserir links de e-mails, telefone e localização, além é claro de mensurar toda a informação de dados através dos “insights”.

4- Tenha um avatar profissional

A foto de perfil deve seguir o padrão estabelecido na sua biografia, sendo bem objetiva para que o usuário possa reconhecer de forma rápida o que está vendo. Uma logo exclusiva para a sua página é uma boa iniciativa, mas não se esqueça: ela deve conter 110×110 pixels.

5- Crie e desenvolva objetivos

Não perca tempo fazendo publicações sem nexo na sua rede social do Instagram. Você precisa desenvolver planejamentos e metas, para que sua presença online traga os resultados que você deseja de forma positiva a sua empresa.

Lembre-se: uma rede social é diferente da outra. Nem sempre a melhor tática é replicar os conteúdos do seu Facebook ou Twitter.

6- Seja criativo

Evite conteúdos sem cores que não chamam a atenção do usuário ou que tenham apenas um tipo de cor. Pense em atrair o olhar e receber elogios sobre seus feeds.

7- Consistência nas publicações

Para conseguir o engajamento que se precisa, a conta empresarial precisa de uma consistência em sua frequência de posts. Precisa despertar no cliente o sentimento de necessidade por uma nova publicação.

Faça agendamentos, para não pular e deixar um dia em branco. Aplicativos são uma boa maneira de agendar os posts. Mas, lembre-se: frequência de post não é a mesma coisa que postar imagens genéricas e repetidas, mas sim, contar com conteúdo que ligue a empresa aos posts.

8- Crie legendas interessantes

No Instagram, não só as imagens são importantes, mas também dê importância para as legendas. Aproveite o espeço com textos completos e criativos que fortaleçam o conteúdo e deem destaques nas vantagens de seus produtos e serviços.

Use e abuse de hashtags para atriar novos seguidores e potenciais clientes. Hoje, o aplicativo possui a funcionalidade seguir as #hashtags, que acompanha todos os conteúdos publicados através delas. Quando usada da maneira certa, a ferramenta se torna um recurso fortíssimo para a divulgação da marca.

9- Sempre monitore seu conteúdo

Sempre faça monitoramento de suas postagens de forma manual, mesmo que use ferramentas de insights.

Tenha em mente que deve visitar com certa frequência os posts antigos, comparando com os atuais, afim de verificar a evolução da escrita e se há comentários mais recentes. As informações podem servir de inspiração para a criação de novos conteúdos.

10- Converse com seus seguidores

Interação é crucial para uma marca dentro das redes sociais. Hoje devido a “cultura” de marcação de uma amigo na publicação, as contas acabam recebendo novas visitas e atraindo públicos diferentes. Use isso a seu favor: responda as publicações e criue um laço de amizade com seu cliente.

Com essas dicas espero que possa melhorar o engajamento de sua audiência e fidelizar seu cliente de maneira positiva com sua marca. Caso tenha um case de sucesso na linha de pensamento do post, nos brinde com esse conhecimento. Até o próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.