É chegada a época mais esperada do ano para quem comercializa produtos e serviços e, por esta razão, todas as marcas estão em busca de visibilidade e espaço no mercado.
Para as marcas que possuem lojas próprias esse objetivo é mais fácil de ser alcançado, pensando-se em uma vitrine ou até mesmo em uma prateleira, mas para as marcas que disputam espaço com concorrentes em lojas multimarcas esse posicionamento é um grande desafio.
O trabalho de destaque da marca durante a época natalina deve ser iniciado muito antes dessa data, já em junho ou julho, as marcas começam as negociações por espaço e visibilidade e com isso, o branding, torna-se uma importante ferramenta para alcançar esse objetivo.
Uma marca que possui boa imagem ou a preferência do público encontrará mais facilidade em “aparecer” para o shopper. A marca que já é conhecida não precisa de muito esforço para aumentar suas vendas, já que seu produto / serviço é o queridinho do consumidor. O que significa que não serão necessárias grandes estratégias para manter sua posição de preferência.
Pensando em uma marca que ainda não possui a preferência do público ou que não é forte o bastante, os esforços deverão ser maiores e melhor planejados. Essa marca necessitará de investimento em compra de espaço especial na loja, de promoções e ações de vendas especiais para o Natal.
O investimento a ser realizado, na maioria das vezes, envolve verba e deve entrar no planejamento anual do budget para ações natalinas. Pensando-se no tempo que é curto para se desenvolver tantas coisas e conquistar tanto espaço, as ações de branding ainda são a melhor solução.
Como já dissemos: alcançar a preferência de marca ou se tornar uma marca forte não é algo que acontece da noite para o dia, porém, ainda pode ser o melhor caminho a se tomar em busca do ganho de mercado. Vamos pensar melhor as estratégias que deverão ser seguidas em busca do brand equity!
Feliz Natal e que 2015 seja um ano de muitas realizações e de novas estratégias na área de branding!