Hoje no blog iremos conhecer mais do publicitário Fabrício Santhiago.
Fabrício que é Especialista em Marketing e Gerente de Marketing da Rede Coleguium de Ensino respondeu as nossas perguntas sobre carreira e mercado. Confira:

Implantando Marketing – O que o levou a escolher a publicidade?

Fabrício Santhiago – O que sempre me despertou interesse e me faz brilhar os olhos nesta profissão, é o fato de termos que lidar com diferentes comportamentos, atitudes, desejos, vontades e curiosidades do consumidor, o que faz com que nós publicitários estejamos em constante evolução e aprendizado, buscando ser cada dia mais criativo e inovador. Lidar com pessoas e ver suas reações frente às nossas ações é muito instigante. Tive que fazer minha escolha profissional aos 17 anos, logo quando voltei dos Estados Unidos, após ter morado no país por 04 anos, e escolhi a Publicidade por ser uma área extremamente dinâmica, onde a repetição e a monotonia não têm espaço.

Implantando Marketing – Você acha que essa escolha facilitou/inspirou a entrada no marketing? Como?

Fabrício Santhiago – Sem dúvida, a publicidade é uma ferramenta essencial do marketing, uma não vive sem a outra, portanto com a escolha pelo curso de Publicidade e Propaganda, eu sempre soube que existia uma grande possibilidade de atuar no setor de Marketing em algum momento. Tive a oportunidade de atuar em vários setores da comunicação e com marketing, e então resolvi optar pela área que mais me instigava.
A partir do momento que tive certeza e optei por focar minha carreira no setor de marketing, resolvi me especializar e busquei uma Pós Graduação em Gestão Estratégica de Marketing que contribuiu muito com meu conhecimento técnico e me apresentou algumas ferramentas estratégicas inovadoras e tendências do setor. Foi muito interessante também a troca de experiências com profissionais de outros setores que cursavam esta pós.

Implantando Marketing – Nos conte um pouco sobre o início da carreira, desde os estágios até o primeiro emprego.

Fabrício Santhiago – Iniciei minha carreira profissional trabalhando na Telemig Celular em 2004 como Agente de Solução Corporativo Bilíngüe. Após seis meses na empresa, fui realocado para o setor de treinamento, onde me tornei responsável por treinar equipes de novatos e de outros setores. Como estava atuando fora da minha área e já estava no 4° período da faculdade, começou a bater uma ansiedade para fazer estágios na área de publicidade e propaganda. Então tomei coragem e resolvi abandonar meu emprego de carteira assinada, para fazer estágio não remunerado na agência de publicidade experimental da faculdade.
Após um curto período na agência da faculdade, apareceu uma oportunidade de estágio para trabalhar em uma agência de pequeno porte em horário integral (quando ainda não existia a lei do estágio), não pensei duas vezes.
Foi uma experiência muito rica trabalhar nesta agência apesar do baixo salário e de seu pequeno porte, porque me deu a oportunidade de lidar com clientes reais, suas demandas e seus problemas.
No início de 2006 iniciei meu estágio no Grupo Seculus, onde eu fui um dos responsáveis por implantar o setor de Comunicação Interna e além de ser uma grande empresa, me ofereceu uma melhor remuneração, porém após um tempo na empresa, recebi uma proposta melhor para trabalhar na TIM no final de 2006 e esta foi minha primeira experiência na área de Marketing.
No final do meu contrato de estágio, eu já estava participando de um processo seletivo que durou quatro meses, para um programa de Trainee no Grupo Schincariol, e contou com mais de 16.000 inscritos de todo o Brasil para 46 vagas. Tive a felicidade de ser um dos aprovados, e com isso me mudei para São Paulo onde atuei nos setores comerciais e de marketing da empresa. Neste período viajei por várias regiões do país tendo a oportunidade de conhecer diferentes mercados, e participar de vários treinamentos e capacitações de liderança e gestão de projetos.
Após um período na empresa, resolvi voltar para Belo Horizonte onde fui responsável pela Gerência de Relacionamento no Jornal Diário do Comércio, e foi durante este período que fiz minha Pós Graduação na área de marketing e quando tive certeza que queria atuar neste setor. Após um breve período na empresa, recebi um convite para Gerenciar a área de Marketing de uma rede de escolas de Belo Horizonte que estava em expansão, e voltar para o setor pelo qual eu havia me especializado.

Implantando Marketing – Como é ser gerente de marketing de uma Rede de Ensino com 24 anos de história em Belo Horizonte e com dez unidades?

Fabrício Santhiago – O segmento de educação é muito competitivo e em Belo Horizonte só no segmento de Ensino Médio existem mais de 130 escolas, portanto é um setor que vem se profissionalizando cada dia mais com ações inovadoras e grandes investimentos. Ao mesmo tempo em que as escolas continuam com o conceito e o discurso de serem tradicionais, não podem mais ficar presas a somente este ponto e hoje buscam se diferenciar através de outros fatores que são levados em consideração na hora de optar por uma escola ou outra.
É muito desafiador e empolgante lidar com 03 tipos de segmento de público completamente diferentes e com comportamentos muito distintos em uma mesma empresa. Nossas ações, eventos e campanhas, são voltados para três públicos, os pais que escolhem a escola dos filhos menores, os alunos acima de 12 anos em média, que já são responsáveis por esta escolha, e o público de Pré-Vestibular já acima dos 17 anos e com outra concepção de escola e do mundo. É também grande a responsabilidade de coordenar uma equipe de marketing com 9 pessoas, todas com idade superior a minha, mas ao mesmo tempo é um grande aprendizado.

Implantando Marketing – Qual dica você daria para os graduandos ou profissionais de marketing que estão começando a carreira agora?

Fabrício Santhiago – Minha dica para os graduandos é que se você escolheu esta profissão, então que você a exerça com “brilho nos olhos”, porque seu trabalho deixa de ser interessante e produtivo quando você perde este brilho e só o faz por obrigação. Acho muito importante também que a sua fonte de informação e conhecimento não seja somente o que aprendeu na Faculdade, o mercado vai muito além da realidade da sala de aula, portanto busque mais, vá além, leia muito! Atualize-se constantemente, a cada dia surgem novas ferramentas e estratégias inovadoras e que servirão de benchmarking.

Amanhã iremos publicar a 2° parte da entrevista. Não perca!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

2 comments

  1. Daniel Dias

    >É sempre bom ver que ainda hoje os profissionais ainda escolhem a profissão por gosto. E melhor ainda é ver que estes profissionais são os bem sucedidos no mercado. São exatamente aqueles que gostam do que fazem os profissionais que buscam sempre fazer o melhor, se capacitando e preocupando com as necessidades do mercado. Parabéns ao Fabrício pela escolha certa que vez que vemos os resultados dia após dia!

  2. Implantando Marketing

    >Muitíssimo interessante! Obrigada Fabrício e Érica pela ótima entrevista!