Nesta entrevista, o palestrante e professor em programas de pós-graduação em diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil, Flávio Tófani fornece sua opinião sobre mercado de trabalho, atuação do projeto Implantando Marketing e a criação de um Conselho Federal de Comunicação e Marketing. Confira:
Implantando Marketing- Com uma trajetória profissional considerável nestes tantos anos de carreira, o que mais lhe surpreende atualmente nas áreas de Comunicação e Marketing?
Flávio Tófani- A alta velocidade: da informação, da transformação, das mudanças. Antes você lia um livro e achava que detinha a informação sobre um assunto, hoje é fascinantemente assustador constatar que a gente não sabe é nada e tem muito que aprender. Tomara que a alta velocidade nos dê sabedoria para aprendermos e aplicarmos, com a humildade que é necessária, mas com bastante habilidade.
Implantando Marketing- A oferta de blogs nos dias de hoje é muito extensa. Você acompanha regularmente algum blog? Quais blogs estão na sua lista de recomendações para os alunos?
Flávio Tófani- Busco me informar sobre o que está acontecendo nas áreas do meu interesse por meio de grupos do Facebook. Ali há discussões muito interessantes.
Com relação a blogs, adoro ler o da Lígia Fascioni (www.ligiafascioni.com.br/blog) e o da Denise Eler: Design, o verbo (www.eler.com.br). Gosto do Brainstorm9, Comunicadores.info, Ideia de marketing, Fizmaganize, Hypeness, Publiminas, Mercadowebminas, Soul.nobugs e, além do Implantando marketing, há um novo que estou gostando demais: http://fieldwork.gr/.
Implantando Marketing- O nosso projeto busca unir profissionais da área da Comunicação Empresarial e do Marketing. O projeto foi idealizado para conscientizar a classe profissional da necessidade de orientar, disciplinar e regulamentar a profissão. A grande meta é a criação de um Conselho Federal de Comunicação e Marketing. Qual a sua opinião a respeito?
Flávio Tófani Acredito que a união de pessoas de áreas diferentes, mesmo que não sejam da comunicação ou marketing, mas que acreditem nessas filosofias, disciplinas e práticas só têm a acrescentar a partir do momento em que os objetivos sejam claros e bem definidos. Além da informação, vocês têm ajudado a difundir boas e novas ideias, a ter acesso a profissionais e seus pensamentos, a teorias e suas transformações. Isso é muito importante. Só acredito que não devemos fechar o marketing e a comunicação a um grupo restrito: esses são temas amplos e que devem fazer parte da agenda de discussão de todo o tipo de profissional e empresa.
Implantando Marketing- Na sua opinião, quais são os pontos positivos do projeto Implantando Marketing?
Flávio Tófani -Disseminar informações, profissionalizar o mercado (levando informações confiáveis) e, o que mais me chama a atenção: unir pessoas com interesses comuns.
Implantando Marketing- Como você acha que o projeto pode contribuir para a melhoria da sociedade?
Flávio Tófani- Só o fato de várias pessoas terem descruzado os braços, parado de reclamar da vida e terem partido para a prática, para a ação, fazendo algo que ajude a mudar a cultura e a mentalidade das pessoas, isso já é um ganho individual, para aqueles que participam e para a sociedade, que tende a evoluir.
Implantando Marketing- O Tio Flávio Cultural já realizou cerca de 33 eventos gratuitos que contaram com mais de 7 mil participantes. Esses eventos são uma excelente oportunidade de disseminar conhecimento e favorecer o contato com profissionais de destaque. O que você costuma aconselhar a seus alunos que desejam se destacar no mercado de trabalho?
Flávio Tófani- Que sejam incomodados: saiam da zona de acomodação e busquem fazer algo que lhes dê prazer e dinheiro. Ganhar dinheiro fazendo o que se gosta é um mérito.
Isabel Gareta
Me encantan este tipo de post! a ver si conseguimos hacer más entrevistas ;D
Saludos
Priscila Stuani
Parabéns Izabela e Obrigada ao Flávio Tófani por estar conosco!
Foi muito bom ver essa entrevista e o apoio que ele nos dá!
Isso faz com que tenhamos mais vontade de seguir em frente nesse trabalho.
Abraços
Izabela Reis
Obrigada pelos comentários queridos colegas. Fui aluna do Tio Flávio na graduação há dez anos atrás e fiquei muito alegre pela participação pois é uma referência para mim, um modelo profissional.
Marcos Moraes
Pena que ele não falou sobre a carreira dele, como foi sua trajetória profissional, curiosidades da carreira dele. Pena que a entrevista foi curta, mas muito boa. Parabéns.