Entrevista com Flávio Tófani

Nesta entrevista, o palestrante e professor em programas de pós-graduação em diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil, Flávio Tófani fornece sua opinião sobre  mercado de trabalho, atuação do projeto Implantando Marketing e a criação de um Conselho Federal de Comunicação e Marketing. Confira:

Implantando Marketing- Com uma trajetória profissional considerável nestes tantos anos de carreira, o que mais lhe surpreende atualmente nas áreas de Comunicação e Marketing?

Flávio Tófani- A alta velocidade: da informação, da transformação, das mudanças. Antes você lia um livro e achava que detinha a informação sobre um assunto, hoje é fascinantemente assustador constatar que a gente não sabe é nada e tem muito que aprender. Tomara que a alta velocidade nos dê sabedoria para aprendermos e aplicarmos, com a humildade que é necessária, mas com bastante habilidade.

Implantando Marketing- A oferta de blogs nos dias de hoje é muito extensa. Você acompanha regularmente algum blog? Quais blogs estão na sua lista de recomendações para os alunos?

Flávio Tófani- Busco me informar sobre o que está acontecendo nas áreas do meu interesse por meio de grupos do Facebook. Ali há discussões muito interessantes.

Com relação a blogs, adoro ler o da Lígia Fascioni (www.ligiafascioni.com.br/blog) e o da Denise Eler: Design, o verbo (www.eler.com.br). Gosto do Brainstorm9, Comunicadores.info, Ideia de marketing, Fizmaganize, Hypeness, Publiminas, Mercadowebminas, Soul.nobugs e, além do Implantando marketing, há um novo que estou gostando demais: http://fieldwork.gr/.

Implantando Marketing- O nosso projeto busca unir profissionais da área da Comunicação Empresarial e do Marketing. O projeto foi idealizado para conscientizar a classe profissional da necessidade de orientar, disciplinar e regulamentar a profissão. A grande meta é a criação de um Conselho Federal de Comunicação e Marketing. Qual a sua opinião a respeito?

Flávio Tófani Acredito que a união de pessoas de áreas diferentes, mesmo que não sejam da comunicação ou marketing, mas que acreditem nessas filosofias, disciplinas e práticas só têm a acrescentar a partir do momento em que os objetivos sejam claros e bem definidos. Além da informação, vocês têm ajudado a difundir boas e novas ideias, a ter acesso a profissionais e seus pensamentos, a teorias e suas transformações. Isso é muito importante. Só acredito que não devemos fechar o marketing e a comunicação a um grupo restrito: esses são temas amplos e que devem fazer parte da agenda de discussão de todo o tipo de profissional e empresa.

Implantando Marketing- Na sua opinião, quais são os pontos positivos do projeto Implantando Marketing?

Flávio Tófani -Disseminar informações, profissionalizar o mercado (levando informações confiáveis) e, o que mais me chama a atenção: unir pessoas com interesses comuns.

Implantando Marketing- Como você acha que o projeto pode contribuir para a melhoria da sociedade?

Flávio Tófani- Só o fato de várias pessoas terem descruzado os braços, parado de reclamar da vida e terem partido para a prática, para a ação, fazendo algo que ajude a mudar a cultura e a mentalidade das pessoas, isso já é um ganho individual, para aqueles que participam e para a sociedade, que tende a evoluir.

Implantando Marketing- O Tio Flávio Cultural já realizou cerca de 33 eventos gratuitos que contaram com mais de 7 mil participantes. Esses eventos são uma excelente oportunidade de disseminar conhecimento e favorecer o contato com profissionais de destaque. O que você costuma aconselhar a seus alunos que desejam se destacar no mercado de trabalho? 

Flávio Tófani- Que sejam incomodados: saiam da zona de acomodação e busquem fazer algo que lhes dê prazer e dinheiro. Ganhar dinheiro fazendo o que se gosta é um mérito.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

4 comments

  1. Isabel Gareta

    Me encantan este tipo de post! a ver si conseguimos hacer más entrevistas ;D

    Saludos

  2. Parabéns Izabela e Obrigada ao Flávio Tófani por estar conosco!
    Foi muito bom ver essa entrevista e o apoio que ele nos dá!

    Isso faz com que tenhamos mais vontade de seguir em frente nesse trabalho.

    Abraços

    • Izabela Reis

      Obrigada pelos comentários queridos colegas. Fui aluna do Tio Flávio na graduação há dez anos atrás e fiquei muito alegre pela participação pois é uma referência para mim, um modelo profissional.

  3. Pena que ele não falou sobre a carreira dele, como foi sua trajetória profissional, curiosidades da carreira dele. Pena que a entrevista foi curta, mas muito boa. Parabéns.