Que a vida de blogueiro não é fácil isso já sabemos.
Além de precisar de muita inspiração para escrever “o artigo”, existem outros vilões que nos assombram…Falta de tempo, encontrar a imagem perfeita causar aquele impacto na publicação, ser tão relevante para que as pessoas se motivem a comentar, mas o pior de todos é cometer erros de português.
Ninguém está isento disso, infelizmente.
Confesso que já passei vergonha por publicar artigos sem dar a devida revisão. Muitas vezes lia e relia, mas não achava nada de errado. Ao publicar o post, o primeiro comentário no blog ou mensagem no Twitter era para me avisar que tal frase tinha um erro de concordância ou uma palavra estava errada…
Felizmente aqui no Implantando Marketing, a Eliane Lages (coordenadora do blog) e a Fernanda Patrocínio (associada) realizam as revisões dos artigos e isso nos deixa mais seguros.
Mas, se você não tem alguém para revisar o conteúdo que você escreve ou busca relembrar algumas regrinhas básicas de português que nos esquecemos com o tempo, dê uma olhada nesse infográfico que o Viver de Blog disponibilizou!
Nele, entre muitas outras coisas, você vai aprender:
- Como e quando usar os quatro “porquês” da Língua Portuguesa (por que, porque, porquê, por quê);
- Os vícios de linguagem que estamos tão acostumados a falar e ouvir que, muitas vezes, nem percebemos que estão errados. (exemplo: repetir de novo, multidão de pessoas);
- A diferença entre mau e mal, onde e aonde, há e a, além de tantas outras palavras parecidas do português.
Um simples erro de português (às vezes nem tão simples assim) pode comprometer seriamente a competência que você deseja transmitir, abalando a confiança com seu público.
» Clique aqui para fazer o download da versão em alta resolução desse infográfico «
Lembre-se que escrever bem é imprescindível para ser levado a sério, especialmente nos negócios. Independente se você atue na área de marketing digital ou qualquer outra, procure conhecer bem seu público-alvo para escolher a linguagem mais apropriada.