Escândalo! Como sair dele?

Businessman Touching Domino Pieces Arranged in a Line

Tratando de branding, vamos falar sobre um assunto muito importante e que está em alta hoje: o risco de prejudicar ou até desfazer o trabalho desenvolvido para o fortalecimento de uma marca.

Toda e qualquer empresa está sujeita a crises que, na maioria das vezes, estão relacionadas a ataques à empresa, falha ou falta de tecnologia, erros cometidos contra consumidores, desastres ambientais e/ou contra a vida humana, redução do número de acionistas, entre outros pontos.

Quando não prevista a crise ou não tratada de forma correta, esse acontecimento pode gerar um desgaste da imagem da empresa e até o encerramento de suas atividades. Mas uma crise não deve ser tratada somente após o seu surgimento, na verdade, o trabalho começa bem antes disso.

O aconselhável às empresas é que se trabalhem com dois tipos de planejamentos para gestão de crise: o prévio e o de contingência. O plano de gerenciamento de crise é uma grande chance para sanar a questão rapidamente e dessa forma reconquistar a confiança do público.

No planejamento prévio devem ser elaboradas as seguintes questões:

  • Possíveis respostas a acontecimentos súbitos que representem ameaças para a empresa;
  • Selecionar um representante e uma equipe para lidar com a crise;
  • Limitar os danos que podem ser causados;
  • E, por fim, propor medidas para solucionar o problema.

Já o plano de contingência deve seguir as seguintes linhas:

  • Identificar ações alternativas que podem ser tomadas caso as circunstâncias mudem no decorrer do tempo;
  • Especificar os procedimentos de manutenção para permitir a continuação das atividades e serviços essenciais durante o período de emergência;
  • Incluir um plano para melhorar o negócio em longo prazo, logo que a situação imediata for resolvida.

Devemos sempre lembrar que as ações de branding são realizadas a longo prazo, que o tempo para fortalecimento de uma marca é muito longo e exige um investimento muito alto, por isso, devemos sempre estar atentos para que a imagem da marca não seja prejudicada por uma crise.

Até a próxima!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.