Recentemente recebi o convite para lecionar a Disciplina de Gestão de Mídias Sociais em um MBA e fiquei feliz em perceber a evolução do mercado no oferecimento de possibilidades para a formação profissional.
Grande parte dos cursos de formação profissional na área está concentrada em especializações (Pós-graduação e MBA), em cursos de extensão e cursos oferecidos por instituições diversas que se dispuseram a formar profissionais que elas mesmas necessitavam. Por isso mesmo, a construção das linhas de atuação profissional são feitas baseadas nas necessidades latentes do mercado.
Apesar disso, já começamos a ver um movimento – ainda tímido – de surgimento de disciplinas na graduação sobre o assunto.
Atualmente, já encontramos no mercado três focos na formação em mídias sociais: gerencial, analítico e operacional.
Esse repasse de informações às áreas analíticas e gerenciais das empresas propicia a tomada de decisões baseadas em informações completas gerando a business intelligency.
Importante frisar que não há uma ou outra melhor. O que muda é o foco desejado pelo profissional ou pela necessidade do mercado. Para o profissional, quanto mais próximo dos três focos estiver seu conhecimento melhor, já que proporciona uma visão sistêmica do processo, permitindo visualizar as possibilidades e oportunidades disponíveis para crescimento da marca.