Estafa no trabalho: o mal do profissional moderno

Estamos vivendo a “era do trabalho”. Em meio a esse turbilhão de atividades que rodeiam o profissional moderno e, que ele assume com toda força tendo em vista suprir suas necessidades e desejos de consumo. Sorrateiramente, acompanhando esse volume laboral, surge um mal silencioso, que assombra os escritórios, das pequenas, médias, e grandes empresas… A estafa. 

A temática é de utilidade pública, pois é uma realidade, que cresce como uma “epidemia”, e peço atenção aos leitores para diagnosticarem este problema.

Estafa x Fadiga

Vários sinônimos são dados à estafa. Também conhecida como fadiga, ela é nada mais nada menos, que um desgaste do organismo que compromete nosso desempenho físico e intelectual. E o que assusta, é um dado que uma pesquisa recente realizada pelo Isma Brasil (International Stress Management Association) revela: entorno de 30% dos profissionais brasileiros sofrem de estafa profissional e nem se dão conta do mal que é isso.

O que causa estafa nos profissionais brasileiros?

Não existe apenas um ponto, mas sim, vários fatores podem desencadear esse desgaste. Diversas pesquisas apontam para algumas em comum, tenhamos atenção para identificarmos, são eles:

  • Tempo insuficiente de descanso e de férias.
  • Envolvimento excessivo com o trabalho.
  • Sensação de incapacidade e incompetência.
  • Alta expectativa com relação ao trabalho e consigo mesmo…

O profissional absolve tudo isso e transforma na conhecida síndrome “burnout”, ou como conhecemos a famosa estafa.

Identifique os sintomas

São inúmeros sintomas, e alguns tão dentro de nossa rotina, que nem percebemos que o problema está à vista. Mas, as mudanças de comportamento no trabalho, ficam em evidência. Vou citar alguns, atenção à lista:

  • Seus hábitos alimentares pioraram.
  • Você está mais agressivo.
  • Você trabalha, mas não produz.
  • Você acabou de chegar, mas já quer ir embora.
  • Você tem dormido mal.
  • Sua memória está falhando.

Além dos que citei acima, o profissional pode desenvolver problemas com a comunicação, pois, a velocidade de raciocínio diminui. Muita gente que não identifica esses sintomas, acaba gerando outros.

As pessoas acabam recorrendo a medicamentos e drogas como o álcool, em vez de melhorar alguns de seus hábitos.

Tratamento

Tratar as consequências da estafa é fundamental, mas para não sofrer recaída você deve mudar hábitos de vida. A princípio, identifique as causas do estresse para tentar aprender a se adaptar. Não esquecendo que, a psicoterapia é um dos métodos mais eficientes. Você também pode desenvolver uma atividade social ou voluntária, por exemplo. Ajuda muito a dar uma nova dimensão para sua vida. Recomenda-se ainda adotar uma alimentação saudável, evitar o cigarro e as bebidas alcoólicas, dormir bem e praticar uma atividade física prazerosa.

Cuidar da qualidade de vida pessoal é cuidar de sua vida profissional.

Cuide-se!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply