Estratégia de preço (precificação): como desenvolve-la?

Olá, meus amigos(as)! Sejam muito bem vindos(as) novamente! Hoje abordarei um assunto muito sensível mas de extrema importância a seus negócios: como ter uma estratégia de preço ou precificação de maneira assertiva?

A estratégia de preço (precificação) é uma tarefa simples no cálculo mas sensível na calibragem

Bom, vamos ao que interessa…. essa estratégia exige uma adequação entre a rentabilidade esperada pela empresa e o que o mercado esta disposto a pagar pelo produto ou serviço. O produto sempre terá uma margem de contribuição maior positiva em conformidade com as expectativas de rentabilidade fixadas pelo orçamento geral da empresa.

Existe tática pontual que a empresa pode desenvolver para ter preços subsidiados, seja no ponto de equilíbrio – break even point – ou ainda margem de contribuição negativa.

Para melhor entender, vamos enumerar as fases:

1- Conheça suas margens

No varejo online, o menor preço nem sempre vence. As conhecidas batalhas de preços acabam com você precificando seus produtos muito abaixo do esperado, que mesmo com clientes suficientes, não possui lucro. Se baixar seu preço a um ponto que perde dinheiro, deve considerar a busca por uma melhor fonte ou ajustar suas ofertas, incluindo itens rentáveis.

2- Conheça o seu USP (Unique Selling Proposition).

O que torna você diferente? Toda empresa deve resolver essa questão para poder determinar sua proposta de valor e público-alvo. Os varejistas online podem ser o excelente serviço prestado a seus clientes, ou aquele produto que não se encontra em qualquer outro local, somente com você.

Com a concorrência de preços em alta, os varejistas costumam pensar fora da caixa para elaborar uma estratégia de marketing ou promocional para sua empresa.

Um exemplo pode ser percebido através da doação de parte da compra para financiar projetos de sustentabilidade, ou seja, a cada compra R$1,00 vai para projetos sustentáveis.

3- Venda abaixo do valor de mercado.

Produtos com descontos grandes podem ser apropriados para uma estratégia de merchandising apropriada. Essa estratégia de venda de produtos abaixo do valor de mercado, incentiva o cliente a comprar mais. Com o uso dessa modalidade os donos de lojas online tem a oportunidade de upsell, cross sell e aumentar o valor total de seu carrinho de compra.

4- Oferecer incentivos.

Depois de reconhecer suas margens e preços, você agora pode oferecer incentivos na tentativa de motivar seus clientes a comprar seus produtos e serviços. Mesmo que não tenha condição de manter preços superbaixos por longos tempos, você pode limitar uma promoção por um período determinado.

5- Diversificar a oferta de produtos.

Oferecer uma oferta de produtos diversificada, os comerciantes varejistas online devem saber como proceder com a demanda do mercado. Para isso use produtos como Google Trends e insight Google.

Espero que tenha ajudado nessa luta pelo preço justo ao cliente e ao varejista. Nos encontramos no próximo post!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.