Para mim, os assuntos planejamento e marketing estratégico, são discutíveis e apaixonantes em todos os níveis e em todo o seu contexto. As abordagens e metodologias utilizadas para “se fazer marketing” devem ser aplicadas por todas as áreas, pois o marketing envolve de forma direta ou indireta cada área ou cada departamento da empresa, seja ela uma multinacional ou a lojinha da esquina.
Sem perceber, cada diretor, cada gerente, toda a área operacional, seja administrativa ou fabril estará sempre envolvida em divulgar a empresa, tanto de forma construtiva quanto destrutiva. O funcionário satisfeito utiliza-se do “boca-a-boca” e fala do local onde passa pelo menos 8 horas do seu dia, com satisfação e passa para aqueles que o rodeia a ideia de que trabalha em uma empresa que o valoriza como funcionário, como colaborador, e principalmente, como ser humano.
Por outro lado, aquele insatisfeito tende a levar o nome da empresa para o patamar de uma empresa não confiável e consequentemente se o próprio funcionário não considera aquele local confiável que dirá o consumidor.
A estratégia de marketing é a visão da empresa no mercado em que atua e os passos para construção da estratégia devem ser coerentes, coesos à missão e objetivos dela.
Pode-se dizer que há um consenso na divisão da estratégia de marketing em três níveis, a saber:
• Corporativo;
• De negócios;
• Funcional.
Com isso, entendemos que as responsabilidades vão desde a área mais alta até os níveis mais operacionais.
O foco principal de um bom planejamento de marketing é a satisfação do cliente, porém é importante que se tome o cuidado de manter o cliente atual sem obstruir a presença dos clientes antigos ou, ainda, deixar de considerar clientes potenciais e futuros.
Uma estratégia de marketing segmentada ajuda a projetar produtos que atendam diretamente as necessidades do mercado, desenvolvendo táticas e campanhas eficazes, porém essa estratégia tende a ser mais cara, necessitando de mais comprometimento da gerência e um planejamento orientado ao consumidor.
No próximo mês, falaremos um pouco mais sobre essa divisão de níveis da empresa para acompanhamento da estratégia de marketing e sobre segmentação. Não perca a continuação desses tópicos muito importantes para um bom estrategista.
Até lá!!!