Estratégias de marketing na Internet: aprendizado pelos exemplos

A internet vem desempenhando um papel fundamental das relações entre empresas e seus clientes, como divulgação de produtos e serviços, na construção e manutenção da reputação de pessoas, artistas, organizações. Isso não é nenhuma novidade, porém acho que sempre é válido parar para pensar em novas estratégias, repensar o que tem sido feito, criar novas formas de surpreender o público.

Nas últimas semanas consegui enxergar alguns bons exemplos de marcas, empresas, famosos, na exploração da internet, das redes sociais, da capacidade de atingir milhões de pessoas em pouco tempo e de uma maneira bastante marcante.

Um primeiro exemplo é o caso da campanha da marca Dove, que mexeu com os corações das mulheres. Sim, sendo do sexo feminino posso afirmar com absoluta certeza o que estou dizendo. A marca vem adotando um conceito de beleza desde lá atrás e é um caso importante a ser levado em consideração nos estudos e avaliações de estratégias de marketing. Eles conseguiram um viral que não invade o espaço do outro. Foi legítimo, claro, bem posicionado e com certeza os resultados só podem trazer uma avaliação positiva por parte dos clientes.

Muito menos visualizada, mas que gostaria de comentar pela proximidade do fato, pois existem muitos outros casos assim, foi a manifestação da produtora Nó de Rosas em seu Facebook após a realização do show do Paul McCartney em Belo Horizonte (post 6 de maio). É incontestável que quem produz eventos lida com uma variedade de riscos do início ao fim. Porém, a situação só piora ao tentar explicar e justificar uma situação que gerou tantas reclamações. Isso fica inclusive demonstrado pela própria empresa que no mesmo dia posta uma outra justificativa que tenta abrandar a situação. Explicar os fatos e problemas é importante, mas não de forma a julgar a culpa para o cliente por sua impaciência ou demonstrações de descontentamento.

Por último, porque na verdade daria para colocar um post infinito com tantos outros exemplos, o uso das redes sociais pelo astronauta Chris Hadfields. O sucesso que esse homem fez ao postar seus vídeos da rotina no espaço para que nós, simples terráqueos que não saem do planeta, é muito interessante. É trazer para quem não terá nunca uma oportunidade de vivenciar isso, a possibilidade de sentir por meio do outro o que é impossível para si.

(Em tempo este caso que saiu há pouco, enquanto eu escrevia o post, portanto ainda virá a repercussão maior: decisão da Angelina Jolie servirá de exemplo na vida da saúde das mulheres).

As ferramentas estão aí, cada dia mais disponíveis, com mais recursos, com infinitas formas de serem exploradas. O uso que cada organização/pessoa faz delas é que diferencia um no meio da multidão. É preciso muita técnica, estudo, análise para que não se dê um tiro no pé. Porque após o feito se espalhar na rede – em questão de segundos – fica muito.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

4 comments

  1. Alessandra Alkmim Costa

    Paula muitoooo bacana seu texto, principalemnte a parte que fala da resposta ao público da No de Rosa! Elogiei a postira deles na segunda dessa semana com uma ex socia da produtora. Isso mesmo, responderam rápido e foram bem esclarecedores. Seu texto está fantástico e já divulguei no meu face. Vc tem face? Bjs

  2. Olá Paula,

    Parabéns pelo artigo ele está muito bom, quanto às estratégias de marketing a questão e que nem todas as estratégias de marketing, que funcionam na internet funcionam fora dela vice-versa a mesma coisa, quanto aos exemplos de marketing que você citou no artigo eles são realmente muito interessantes a titulo de aprendizado.

    Um abraço

  3. Paula Bortolini

    Olá Alessandra! que bom que gostou do texto. Acho que exemplos são sempre bem-vindos para que possamos aprender e refletir sobre nossas estratégias e postura diante dos clientes.
    Tenho face sim, é só encontrar pelo meu nome, ok?! bjs

  4. Paula Bortolini

    Olá Jonas. O profissionais precisam mesmo saber lidar com a diferença de estratégias para cada meio de comunicação. E o aprendizado constante por meio das experiências dos outros vale a pena, não é mesmo? Abraços!