Estratégias de Marketing Digital que possibilitam o pequeno ser grande

marketing digital

A necessidade crescente das empresas em fazer cada dia mais com menos não é mais novidade.  A sociedade está cada vez mais tecnológica, e esse comportamento não têm mais volta. A proliferação dos novos canais de mídia vem nos possibilitando no mercado uma ampla competitividade entre as empresas.

Esse fato propiciou uma empresa local tornar-se global e trazer uma contribuição relevante para a sua região. Conforme Martha Gabriel (2010, pg.10 5) comenta no seu livro Marketing na Era Digital “a proliferação de tecnologias e plataformas digitais oferece um cenário fértil para as mais diversificadas ações de marketing.” Ou seja, a multiplicação das novas mídias proporcionou um cenário macro ambiental para elaboração de novas estratégias, direcionadas ao público-alvo. Mas, para que uma pequena empresa consiga se sobressair no ambiente digital é importante ter um bom planejamento estratégico e utilizar das ferramentas de forma correta e eficiente. No ambiente digital o conteúdo é base e o engajamento é essencial para o sucesso.

Confira algumas dicas básicas para uma pequena empresa ter sucesso no marketing digital:

1. Crie e fundamente suas estratégias a partir de pesquisas

A partir do seu planejamento de marketing, estabeleça seus objetivos e pesquise a melhor forma para atingir seu público-alvo. Mapeie seus consumidores e identifique seus perfis, suas expectativas, desejos e utilize das ferramentas gratuitas de mensuração que potencializaram as ações de marketing.

2. Crie seu próprio conteúdo

Esse é um grande diferencial para a marca produzir seu próprio conteúdo, ir além do que o consumidor espera. O marketing de conteúdo é peça fundamental para o digital, pois é a base de toda a estratégia no ambiente, sendo que o marketing digital engloba todas as práticas de promoção do produto e serviços através dos canais on-line.

Não esqueça, é importante ter um bom design e uma identidade visual padronizada.

3. Tenha domínio do segmento

É muito importante conhecer o mercado em que a marca está inserida, o que está em alta e o que pode vir agregar para o produto.

4. Monitore a concorrência

Saiba o que a concorrência está fazendo e como ela está se relacionando, gerando seus conteúdos, descubra quem é o favorito no digital pelos internautas e se antecipe nas tendências, trazer o novo é sempre uma boa estratégia.

5. Seja capaz de identificar o surgimento de novas tecnologias

Estar nas mídias que são relevantes para sua marca e onde o seu consumidor está inserido é o básico. Mas ser o pioneiro em um novo meio digital é muito importante, além de ser bem visto aos olhos dos consumidores e da massa crítica.

Dentro desse contexto, lembre-se que a internet foi mais um meio facilitador de comunicação, é bastante importante integrá-la com os outros meios. O marketing dentro das mídias digitais é focado a partir da relação e comportamento dos internautas, que passam a ter voz ativa e são capazes de impactar com apenas um texto ou vídeo grandes corporações. O consumidor moderno também é um grande aliado midiático, pois, relatando algum fato positivo ou negativo que tenha vivenciado em sua página pessoal, proporciona que todos possam ver, sendo capaz de mobilizar diversas pessoas. Tornar o consumidor mídia é um fenômeno bastante positivo para a marca e esse fato ocorre bastante nas mídias sociais.

O importante em saber fazer marketing é ter foco no cliente, no internauta. São atitudes que não requerem nenhum grande investimento, somente conhecimento e vontade em fazê-lo. Afinal, sabemos que marketing é toda atividade dirigida para a satisfação das necessidades e desejos do consumidor.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Victor Raful

    Olá Mateus. Sempre é válido dicas para otimizar as ações de marketing digital.

    Claro que não especificou quais as mídias (pagas e orgânicas), que poderia ser outro post, mas gostaria de complementar com a gestão e organização de tudo isso.

    O depois e tão importante quanto o antes. Ou seja, o Antes é você decidir onde investirá e como. O Depois, é ter um controle com um mapa de indicadores que revele quais canais estão sendo lucrativos ou aqueles não estão dando o retorno e que tem que ser melhor trabalhados.

    Abs