Hoje em nosso post vamos falar sobre a tendência empresarial do momento: ética e sustentabilidade.

No sentido literal ética significa aquilo que pertence ao caráter; ou seja, não é uma lei é um comportamento. E sustentabilidade significa sustentar, conservar algo. Esse assunto é abordado nas grandes empresas e nas salas de aula, existe uma preocupação mundial em preparar o profissional do futuro para um momento ambiental ainda mais delicado do que agora. Aliás, é preciso preparar as empresas e também os consumidores. Hoje, ele não compra simplesmente dando dinheiro em troca de uma mercadoria que precisa. Com o desenvolvimento social e acesso à informação ele pensa antes de comprar e condiciona sua compra a outros fatores emocionais como aqueles que tangem a responsabilidade social e ambiental.

Para as empresas, adotar uma publicidade educativa e cheia de preocupações ambientais pode ser uma forma de diferenciação, mas o consumidor percebe realmente o que é  feito e o que é uma ação de marketing bem estruturada. As organizações hoje não conseguem mais enganar seus clientes com falsos moralismos. A internet está aí para desmentir, a informação corre muito rápido e quem não se adaptar não vai resistir às exigências dos consumidores do futuro. Está na moda ter uma postura sustentável no mercado, mas está, ainda mais na moda, ser honesto e ético com seus clientes. Sustentabilidade não deve ser confundida com uma forma de agregar valor a marca. Como disse no início desse post, é um comportamento, algo que é construído assim como a imagem da organização.

Alguns sites interessantes sobre sustentabilidade:

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply