Se você está envolvido de alguma maneira com SEO, Marketing de Conteúdo ou qualquer tipo de Marketing Digital, provavelmente já deve ter ouvido sobre ‘’Evergreen Content’’ e que seu site ou blog precisam disso.
Mas, o que é de fato evergreen marketing, e por que artigos nesse formato impulsionam seu SEO?
Bom, hoje explicarei o básico sobre artigos evergreen, como escrever, e por que incorporá-lo na estratégia de marketing do seu blog.
Definição
Conteúdo evergreen é conteúdo SEO que é continuamente relevante e permanece ‘’fresco’’ para seus leitores.
E por que é chamado de evergreen?
O termo evergreen é, com certeza, muito mais familiar para aqueles que moram fora do Brasil do que para nós, porque está relacionado ao pinheiro, que é muito usado como árvores de natal e conhecido por permanecer com suas folhas verdes durante todas as estações do ano.
E assim como a árvore, o conteúdo ‘’sempre verde’’ é considerado permanente e duradouro, como as folhas do pinheiro.
Em outras palavras, é um conteúdo que continua relevante até muito tempo após a sua publicação.
Estamos falando de um conteúdo que (virtualmente) não tem data de validade e que poderá manter o seu valor por muito tempo.
Aqui estão alguns formatos frequentes do conteúdo evergreen:
- Listas;
- Dicas;
- Tutoriais ‘’Saiba como’’;
- Review de Produtos;
- Vídeos.
Escrever nesse formato não faz com que seu conteúdo seja automaticamente evergreen, mas esse tipo de estrutura tende a funcionar bem.
Para ficar mais fácil, veja abaixo o analytics de como deve ser um conteúdo duradouro.
Esse gráfico se refere a um post com o nome 14 examples of scrolling websites. O segredo do sucesso desse artigo é apresentar elementos educativos e muito visuais, e também por estar na zona de conforto e expertise do escritor, o que em outras palavras significa dizer: o autor sabe e se sente confortável sobre o que está falando.
Dicas para escrever um conteúdo evergreen de sucesso:
- Ache seu ponto de expertise
Lembre-se que conteúdo tem tudo a ver com seu público-alvo. Escrevendo sobre algo que você conhece é muito mais fácil fazer de seu conteúdo um sucesso.
A pergunta chave a se fazer aqui é ‘você quer ser conhecido pelo quê?’, tendo essa resposta em mente será fácil alinhar sua marca (pessoal e/ou empresarial) para atrair o tipo certo de público.
- Não escreva para os experts
Eu sei que às vezes você sente vontade de escrever algo para mostrar todo seu conhecimento e técnica em certa área, mas isso pode ser um erro. Experts estão menos propícios a buscar ajuda, sua audiência deve ser sempre aqueles que estão aprendendo ou que procuram mais conhecimento.
- Evite linguagem muito técnica
Porque seu público será de iniciantes ou formado por pessoas que buscam se especializar, portanto, não complique! Linguagem muito complicada pode assustá-los, então mantenha sua linguagem simples e direta.
- Limite seu texto
Se você prolongar muito seu artigo a probabilidade do seu leitor perder o interesse é sempre maior.
- Link seus posts
Se você está fazendo um guia completo, por exemplo, ‘’Guia de Como Escrever Melhor’’, divida esse tópico que é mais abrangente em textos específicos como, ‘’Guia Completo de Como Escrever um Artigo de Sucesso para Blog’’, e link esses artigos.
Isso será ótimo para o seu SEO e ajudará seus leitores a resolverem um problema específico, enquanto você os guia há outros conteúdos relevantes.
- Aproveite ao máximo outras plataformas de conteúdo
Você pode extrair mais de seu conteúdo evergreen usando uma apresentação criativa, cheia de infográficos e fotos. No Slideshare ou Youtube você também pode aproveitar essa ´extensão´ do seu conteúdo e adicionar alguma outra informação ou dica, criando ainda mais valor e conhecimento. Isso irá te ajudar a ter um maior alcance, likes and shares.
- Não dependa exclusivamente de conteúdos evergreen
O conteúdo evergreen tem muito valor na internet, mas isso não significa que todo seu conteúdo tenha que ser escrito segundo esses princípios. Conteúdo sazonal também tem o seu valor.
Um artigo sobre algo como “20 erros de marketing nas campanhas eleitorias 2014” ou “Como aproveitar a copa 2014 para impulsionar suas vendas’’ são muito procuradas e podem dirigir muito tráfego para seu site por alguns meses, mas depois disso serão virtualmente inúteis.
O mesmo se aplica para artigos com estatísticas recentes. Textos como esses são muito valiosos e importantes, mas eles não estarão nos trends para sempre.
O valor do conteúdo evergreen é seu potencial de continuar sendo útil por muito tempo e continuar trazendo tráfego para seu site por muitos meses ou até anos.
A melhor estratégia de marketing de conteúdo se baseia em um mix de artigos com bons tópicos e conteúdo duradouro.
E você, conhece outras técnicas evergreen? Compartilhe conosco!