Vamos dedicar aqui uma atenção especial à tipografia, aos tipos de letras utilizadas em diversos tipos de mídias. Existem várias opções de fontes que podem ser usadas para representar uma marca e escolher a errada pode prejudicar todo o projeto e ainda espantar clientes e visitantes.
Lembre-se que usar fontes que estejam de acordo com a intenção da marca transmitirá mais credibilidade e profissionalismo. Além de transmitir seriedade, sofisticação, ludicidade entre outros elementos.
Escolher uma fonte é como escolher o tom de voz com que se fala com o cliente, independente se o projeto é digital ou impresso a tipografia sempre será a “voz” dele. Caso o uso da fonte seja para representar algo que será utilizado a longo prazo deve se usar uma fonte mais arredondada, de fácil leitura e que seja contemporânea, pois assim se mantem a harmonia e a qualidade da palavra ou frase como um todo sem interferir no fluxo de leitura.
Se o objetivo é conectar-se com seus clientes e dizer algo sobre sua marca, escolha um tipo de fonte que pareça com sua marca. Para isso é necessário testar várias fontes e verificar se elas realmente comunicam o que se deseja. Veja se ela traz emoção quando é lida e pense também em como o consumidor se sentiria ao ler a marca.
Para manter essa harmonia é necessário que o texto tenha contraste com o fundo, a fim de manter a sua visibilidade e legibilidade. Por isso não se deve usar cores com pouco contrastes como um fundo preto e fonte cinza, por exemplo.