Fabiane Bykowski: Associada traz dicas para você obter sucesso profissional

FabianeVocê está em busca de recolocação no mercado, quer dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego ou quer mudar a sua carreira? A consultora de recursos humanos e nova associada do Implantando Marketing, Fabiane Bykowski, desenvolverá um novo trabalho por meio do blog do projeto para ajudar associados e leitores a vencer os desafios na vida profissional. Confira nesta entrevista como será realizado o trabalho e descubra um novo caminho para conquistar o sucesso profissional:

Implantando Marketing: Como você pretende realizar o trabalho de consultoria em recursos humanos com os associados e leitores do projeto Implantando Marketing?

Fabiane: Tenho vasta experiência na área de recursos humanos, atuei em consultorias, bem como, gerenciando setores. Em todas essas vivências tive a oportunidade de entender e mapear o que realmente as empresas buscam. A partir disso, pretendo auxiliar os leitores e associados a buscar as oportunidades certas e se apresentar de forma assertiva. Pode não ser comum pensar assim, mas em uma seleção a escolha não deve ser feita apenas pela empresa, o candidato também deve estar realmente interessado. Se essa “paixão” não ocorrer é provável que a escolha não seja a mais adequada.

Meu trabalho será direcionado para os profissionais que estão em busca de recolocação. Esse processo não é simples. Antes de se apresentar para a empresa é necessário que cada um avalie a si mesmo. O candidato deve estar mentalmente preparado, sabendo cada passo de sua carreira. É necessário fazer um balanço entre passado, presente e futuro. Esse processo inclui: uma releitura de sua experiência profissional e conhecimentos, saber expor seu potencial, explorar o que há de melhor em seu perfil e ter objetivos claros e projetos para o futuro.

Implantando Marketing: Mensalmente o blog do projeto Implantando Marketing realiza uma entrevista com associados que são destaques e anualmente com o coordenador que foi destaque do ano no projeto. Qual a sua opinião sobre esse trabalho? Acredita que isso pode contribuir para impulsionar carreiras profissionais?

Fabiane: Tudo o que nos movimenta e faz pensar é impulsionador para a carreira. Nesse caso, o entrevistado tem a oportunidade de expor seus conhecimentos e sua experiência. Desse modo, além de contribuir compartilhando o seu conhecimento, isso faz com que automaticamente essa pessoa seja alvo de olhares de recrutadores de grandes empresas. Se analisarmos o contexto de seleção de pessoas atual, nota-se que boa parte das seleções acontece por meio do mundo virtual. Então a dica é: jamais se esconda, explore o que há de melhor em seu perfil e distribua o seu conhecimento, o resultado será crescimento profissional.

Implantando Marketing: No seu perfil do LinkedIn é possível identificar recomendações de profissionais de marketing sobre o seu trabalho. É importante que a área de recursos humanos de uma empresa esteja alinhada com o departamento de marketing? De que forma isso pode ser feito?

Fabiane: É imprescindível que a área de recursos humanos esteja alinhada com todas as demais, inclusive com o marketing. Essas duas áreas quando trabalham juntas são sinônimos de sucesso, já que o seu principal meio de trabalho são as pessoas. O marketing atua com a parte estratégica, com suas ferramentas para impulsionar negócios e o RH será responsável por auxiliar este projeto na prática. Uma empresa deve sempre ser vista como uma máquina, mas aqui a energia que movimenta são as pessoas. Mesmo se tivermos um projeto de marketing perfeito, se não houver motivação de toda a equipe, provavelmente haverá falhas. Da mesma forma, ocorre quando o RH cria projetos para o desenvolvimento e necessita do apoio e visão da equipe de marketing, são conhecimentos que se complementam.

Implantando Marketing: Pesquisa divulgada neste ano e realizada pela consultoria Ernest & Young entre líderes de empresas de vários países mostrou que vai levar 80 anos para que homens e mulheres sejam tratados da mesma maneira no mercado de trabalho. Apesar de todos os avanços da sociedade  nos últimos anos, quais são os motivos que podem ser apontados para que se leve tanto tempo para chegar nessa igualdade dos gêneros no mercado?

Fabiane: Se analisarmos a cultura, durante muito tempo a mulher foi responsável pelos cuidados com o lar e o homem pelo sustento. Por mais que já possamos observar avanços ainda é nítida a desigualdade. Essa diferença ocorre, pois a cultura é moldada por meio do tempo. Para que um conceito se modifique, é necessário que a mudança seja significativa e perdure por determinado período, ou seja, ainda estamos em uma era em que o homem é mais valorizado no mercado de trabalho, já que, esse espaço era ocupado apenas por ele. Por outro lado, as mulheres vêm se destacando cada vez mais, buscando qualificação e ocupando cargos que antes eram apenas destinados aos homens.

Implantando Marketing: No Brasil, os cargos de diretoria ou presidência tem as mulheres ainda como minoria. Por que isso acontece?

Fabiane: Como citei na resposta anterior, a mulher ainda está em um processo de conquista de espaço. Se analisarmos o contexto atual, as mulheres têm direitos e ocupam posições que há tempos atrás eram apenas dos homens. Hoje, ocupamos salas de aulas de diversas faculdades, conseguimos expor mais nosso conhecimento e estamos cada vez mais experientes no mercado de trabalho. Mesmo com tanta autonomia, é necessário tempo para que a sociedade possa visualizar nossas competências.

Implantando Marketing: Há muito profissionais em busca de uma vaga na área de marketing digital nas empresas e agências. Em sua opinião, com as mudanças constantes que a área sofre os profissionais de recursos humanos estão preparados para identificar o perfil adequado para assumir esse tipo de cargo? Quais são as características principais que o profissional de marketing digital deve ter?

Fabiane: A área de marketing é uma das mais dinâmicas, porque tem a necessidade de se atualizar, acompanhando os movimentos do mercado. No marketing digital, essa necessidade de atualização ainda será acentuada, já que a tecnologia inova diariamente. Para identificar os perfis que são mais indicados para cada área o recrutador deverá compreender as atividades, mergulhar nesse universo e dedicar seu tempo observando o que o mercado de trabalho oferece, nem sempre isso ocorre. O perfil do profissional, seja de qualquer área, varia de acordo com a cultura da empresa. O essencial é que ele seja dinâmico, esteja constantemente atualizado, em busca de novos recursos para sua área e com conhecimentos sólidos.

Implantando Marketing: Na sua opinião, como a atuação em projetos voluntários e colaborativos como o Implantando Marketing pode abrir as portas do mercado de trabalho para o profissional?

Fabiane: Na maior parte das vezes quando nos voluntariamos é porque temos amor por aquele trabalho. Assim, essa dedicação nos transforma, faz pensar e aproxima daqueles que também tem paixão pela área. Quando nos dedicamos com amor a algo, o retorno vem em crescimento pessoal e profissional. Essa é uma das características que as empresas buscam em seus profissionais, os que mais chamam atenção nem sempre são aqueles que apresentam as melhores formações, mas sim, os que demonstram paixão pelo seu trabalho.

Implantando Marketing: Quais dicas você pode dar para um profissional de marketing que esteja em busca de recolocação no mercado?

Fabiane: Se você está em busca de recolocação profissional deverá criar não apenas um currículo, ele não lhe garantirá um trabalho. A principal tarefa é: faça uma autoanálise, compreenda seu perfil e defina seu objetivo profissional. Apenas a partir disso inicie a busca. As empresas querem saber quem você é, e essa pergunta vai além dos cargos em que atuou. Sua tarefa será demonstrar seu conhecimento e porque o seu perfil é o melhor para aquela vaga. Não tenha medo de se mostrar, ao mesmo tempo, seja o mais verdadeiro e transparente. Em alguns momentos estamos tão preocupados em impressionar expondo o que as pessoas gostariam de ouvir, que esquecemos de citar o que há de melhor em nós.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

6 comments

  1. Priscila Stuani

    Olá Fabiane!

    É uma honra contar com a sua participação no Projeto! tenho certeza que será muito importante para todos os associados e leitores.

    Espero que você também tenha excelentes experiências profissionais ao participar do IMKT!

    Adorei as dicas.
    Concordo que o setor de RH precisa estar em completa sintonia com todos os setores da empresa, inclusive o Marketing.
    Ultimamente tenho estudado muito sobre a marca do empregador e vejo como é importante existir essa sinergia.

    Abraços e sucesso!

  2. Mateus Rosa

    Ótima entrevista, muito motivadora e boas dicas.
    Fabiane tenho certeza que a tua ajuda será de grande valia para o projeto e os profissionais que nos acompanham. Precisamos estar cada vez mais próximos para promover novas oportunidades e negócios.
    Juntos somos mais!

  3. Débora Saldanha

    Ótima Entrevista Fabiane, também gostei muito das dicas. Nem sempre estamos buscando recolocação, mas vejo o quão necessário é buscarmos atualizar nosso “eu” profissional, até para atingir metas, ou mesmo, definir se está no caminho certo ou não. Além disso, a integração entre RH e Marketing é de muita importância, seja para empresa ou para os funcionários.
    Parabéns e sua ajuda é muito bem vinda!! ;)

  4. Antonio Freire

    Muito boas as dicas que são muito bem vistas como orientações. Quero participar das entrevistas, principalmente que busco oportunidades fora de Salvador

  5. Eliane Lages

    Que bom que gostaram da entrevista, pessoal!
    Tenho certeza que a Fabiane desenvolverá um ótimo trabalho conosco.
    Agradeço a gentileza em conceder a entrevista e desejo muito sucesso.

    Abraços

  6. FABIANE BYKOWSKI

    Olá pessoal,

    É um prazer contribuir, estou muito feliz por fazer parte desse projeto.
    Amo trabalhar com pessoas, principalmente quando se trata em desenvolvimento e carreiras.

    Agradeço todos os comentários e fico a disposição.

    Abraço!