Muitos criam um perfil para a empresa no Facebook e não sabem que há um recurso bastante eficaz feito exclusivamente para o fim empresarial: a FAN PAGE. A página da empresa no Facebook é um cartão de visitas. Traçando um paralelo com o mundo físico, pode-se dizer que ela é a recepcionista da organização. É através da ferramenta Fan Page que as pessoas farão o primeiro contato com a empresa e terão a primeira impressão sobre o negócio. Daí a importância de oferecer uma página com informações completas, precisas, bem distribuídas e com um bom visual.
O primeiro cuidado é saber que um perfil corporativo necessita de uma Fan Page e não de um perfil pessoal. Muitas empresas acabam utilizando a segunda opção por puro desconhecimento. A Fan Page oferece muito mais possibilidade que o perfil padrão. Com ela, você pode aproveitar o efeito viral do botão “Curtir” que possibilita a disseminação da mensagem na rede de amigos do usuário. Também pode personalizá-la, explorar uma infinidade de aplicativos ou mesmo criá-los para obter relatórios de audiência, bem como ocorre com o Google Analytics que é um serviço gratuito oferecido pela Google criado, principalmente, como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing.
A revista Expert, da Editora Venda Mais, traz alguns cuidados para que estabeleça sucesso no Facebook por meio da Fan Page:
01 – Atenção ao nome escolhido para a página da organização: não esqueça que muitos procuram por assuntos de interesse e não por empresas em específico. O segredo é refletir se você estivesse procurando pelo seu próprio negócio, que palavras utilizaria?
02 – Ser encontrado mais facilmente: Uma empresa de refrigerantes pode adicionar o referido termo em sua conta, é uma forma simples e eficiente para que as pessoas encontrem o Fan Page da empresa.
03 – Cuidado com o texto que descreve a atividade da empresa: Crie um texto envolvente e que seja capaz de cativar, mas sem firulas. Ser objetivo, sem deixar de transmitir quem é a empresa e como pode ajudar as pessoas. O que vale não é o: “eu sei, eu fiz”, mas o: “posso fazer isso e aquilo por você”.
04 – Explore todas as possibilidades: Não restrinja apenas a preencher informações no Mural. Aproveite ao máximo os espaços de cada aba. Se achar necessário, inclusive, crie outras.
05 – Desenvolva uma página personalizada: Não existem limites para o que se pode desenvolver em uma Fan Page. O Facebook tem uma série de aplicativos prontos para incrementar sua página. E também permite que se desenvolvam novos aplicativos.
Para o sucesso efetivo da empresa na rede social é necessário que a administração defina uma pessoa ou equipe interna para ser o gestor das redes sociais, contando com apoio externo para obter know-how suficiente para entender os processos de cada tipo de mídia, desenvolvendo um Plano de Posicionamento em Redes Sociais. Também é importante criar uma política de uso dos seus colaboradores nas redes sociais, evitando situações constrangedoras e de vazamento de informações indesejadas. Por fim, para o sucesso da empresa, é fator sine qua non, definir um comitê para gerenciamento de crises e dar autonomia aos responsáveis pela mídia para ações imediatas.
Anonymous
>Perfeito Brother!