Fellipe Maia aponta como o marketing inspirou sua carreira

Fellipe Maia - Foto 2Pernambucano, graduado em Marketing, pós-graduando em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, Fellipe Maia já passou por várias agências de comunicação e acumula sólida experiência nesse mercado. Atualmente, é membro do núcleo LinkedIn do projeto Implantando Marketing e foi considerado destaque do mês de fevereiro, apresentando criatividade e comprometimento no seu trabalho no projeto. Descubra nesta entrevista como ele se apaixonou pela área de marketing, seus projetos para o futuro e como o projeto Implantando Marketing tem servido de inspiração para o desenvolvimento da carreira:

Implantando Marketing: Você é graduado em Marketing e pós-graduando em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Desde então vem trabalhando bastante na área em diversas funções: atendimento publicitário, redação digital, monitoramento e, atualmente, mídia online e planejamento estratégico. Como aconteceu sua escolha profissional?

Fellipe: Acredito que não escolhi, mas fui escolhido. Apesar do clichê da frase foi mais ou menos isso que aconteceu. Em 2010, pretendia cursar jornalismo, pois sonhava em ser repórter. Mas, por influência de um grande amigo, que atualmente é um dos profissionais referências em marketing digital em Pernambuco, acabei cursando e me apaixonando por marketing. Esse mesmo amigo (Paulo Filho) foi quem me deu a primeira oportunidade, me indicando para trabalhar na primeira agência de marketing digital e, a partir desse meu primeiro contato profissional, não parei mais. Fui me especializando, descobrindo novas áreas e com muito foco e dedicação, cheguei rapidamente a função que eu mais almejava na área (mídia online e digital planner), em uma agência de grande porte no mercado pernambucano.

Implantando Marketing: Uma matéria veiculada no Jornal Nacional, feita pela Consultoria Conversion, revelou que 90% dos entrevistados afirmam que não saíram preparados da faculdade para atuarem no mercado digital.

Você concorda com essa pesquisa? Qual a sua opinião sobre esse assunto? Quais conselhos você daria para quem deseja entrar nessa área?

Fellipe: Concordo com a pesquisa. Estou concluindo a pós-graduação em Marketing Digital este mês, e só aconselho para aqueles, que assim como eu, pretendem fazer mestrado, pois o curso demanda muito tempo. São 2 anos para pouco conhecimento prático e uma teoria muito básica, aprendizado mínimo para quem já trabalha na área como eu e aprendizado muito básico para quem pretende entrar na área, pois termina a pós sem estar preparado para o mercado. Quem não pensa em seguir carreira acadêmica indico os cursos livres mais curtos e específicos para cada área do marketing digital em que o estudante deseja se especializar, oferecidos por escolas de comunicação.

Implantando Marketing: Atualmente você trabalha em uma agência de comunicação digital, a Exclusiva!BR, atuando com o planejamento e execução de estratégias de comunicação digital no Facebook, Google, Youtube e nos blogs. Você acredita que hoje seja impossível fazer uma campanha de comunicação sem a utilização da comunicação digital?

Fellipe: Depende da campanha, do objetivo, do público e de diversos fatores. Na maioria das vezes é mais eficaz fazer a campanha online ou em convergência com a off-line. De uma maneira geral, a utilização de campanhas no meio digital é mais barata, tem um poder de segmentação maior, aproxima a marca do seu público-alvo, possui um alcance ilimitado e pode ser perfeitamente mensurável. É muito raro que o digital não venha a agregar valor na campanha, não diria que é impossível fazer uma boa campanha sem a utilização da comunicação digital, mas pra ser sincero? Nunca fiz, sou especialista em digital e sempre procuro bolar uma estratégia e “puxar sardinha” para esse lado! (risos)

Implantando Marketing: Segundo dados divulgados pelo administradores.com. atualmente o LinkedIn é a maior rede social profissional e possui atualmente mais de 120 milhões de usuários ativos e 2 milhões de empresas cadastradas, ou seja, é a maior base de dados profissional do mundo. Muitas empresas já acordaram para o potencial dessa ferramenta para realização de negócios e aumento de vendas. Em sua opinião, quais são os cuidados que as empresas precisam ter ao realizarem ações dentro do LinkedIn?

Fellipe: O LinkedIn é uma rede social digital voltada exclusivamente para o universo profissional, esse é o seu diferencial, tanto os usuários pessoais quanto as empresas não podem se esquecer disso. É necessário produzir conteúdo e gerar debates relevantes para área de atuação da empresa ou que venha a agregar ao público, seja através de conhecimento ou motivação. Nunca esquecendo essa regra, conhecendo bem a marca e seu público, o trabalho tende a fluir de maneira eficiente.

Implantando Marketing: Muitas empresas já declaram que consultam o LinkedIn nos seus processos de seleção. Quais conselhos você daria aos profissionais que ainda não valorizam essa ferramenta para a busca de uma colocação profissional ou não sabem o que devem fazer para ter um bom perfil no LinkedIn? 

Fellipe: Tenha certeza de que as empresas estão analisando perfis no LinkedIn para contratar profissionais, eu mesmo já vi isso acontecer. Portanto, mantenha seu perfil atualizado com todos os seus trabalhos, cursos e projetos relevantes, inclusive projetos voluntários. Jamais utilize uma foto que não transmita credibilidade profissional, não faça publicações irrelevantes e comumente feitas no Facebook, por exemplo. Siga empresas da sua área, conecte-se com profissionais do seu mercado de atuação, não se esqueça de mandar uma mensagem de apresentação informando o motivo pelo qual você deseja ter aquela pessoa em sua rede de relacionamento, acompanhe páginas e grupos relevantes da sua área, dê sua opinião comentando nos conteúdos compartilhados e participe dos debates com opinião que agregue valor. Seja sempre profissional, curioso e sociável.

Implantando Marketing: Como conheceu o projeto Implantando Marketing? O que o motivou a integrar a equipe do núcleo LinkedIn?

Fellipe: Tenho um blog, o Marketing Mastigado e estava fazendo uma pesquisa de benchmarking quando encontrei o IMKT. Achei fantástico o objetivo do projeto e como funciona, com seus associados produzindo conteúdo para diferentes núcleos. Logo percebi que seria uma excelente oportunidade para conquistar mais visibilidade na minha área. Entrei em contato, mas não sabia bem em qual núcleo eu iria contribuir. Após uma entrevista com o coordenador do meu núcleo, Mateus Rosa, acabei integrando a equipe do núcleo LinkedIn e foi ótimo! Na época, eu não utilizava a rede social tão bem quanto agora, no sentido de aproveitar mais as oportunidades que ela oferece, e hoje, além de ter gerado e participado de debates extremamente relevantes ampliei o meu networking mantendo contato com grandes profissionais de diversas áreas. Hoje, se eu pudesse escolher um núcleo para fazer parte, com certeza seria o Núcleo LinkedIn.

Implantando Marketing: De que forma o projeto tem contribuído para o seu aprimoramento profissional e pessoal?

Fellipe: O IMKT agregou muito ao meu currículo, e junto com minhas outras experiências, me credenciou a iniciar a carreira acadêmica. Hoje venho ministrando cursos de extensão em marketing digital e a partir de agosto irei lecionar em uma faculdade. Além disso, o principal ganho que obtive desde que me associei ao projeto, sem dúvidas, foi o upgrade em meu networking. Poder interagir, debater e ter amizade com profissionais de todo o Brasil, ampliou meu conhecimento, me trouxe mais visibilidade no mercado e tudo isso é um ganho imensurável.

Implantando Marketing: Qual é o seu grande objetivo profissional hoje?

Fellipe: Estou planejando abrir uma escola de comunicação com o foco no digital, carrego comigo o amor pelo marketing e a paixão por ensinar. Sempre gostei de transmitir meu conhecimento para as pessoas e, com a minha escola, pretendo preparar bons profissionais para o mercado, valorizando o mercado digital em Pernambuco e sonhando em ser um modelo educacional referência no Brasil.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.