Ferramentas de comunicação integrada de marketing

Qualquer empresa que deseja desenvolver uma campanha de comunicação e marketing eficiente e bem estruturada, precisa entender as ferramentas disponíveis para que possa integrá-las de forma organizada e coerente.

Comunicação integrada de marketing (CIM) é um conceito de planejamento de marketing bastante difundido entre profissionais da área, que reconhecem sua eficácia e importância nas organizações. O mix de comunicação é composto por seis formas essenciais de comunicação:

Propaganda –  meio de tornar público um produto, serviço ou empresa. É paga, veiculada para grandes públicos, o anunciante e suas intenções são identificadas facilmente. Utiliza vários tipos de mídia (eletrônica, tradicional, impressa, etc).

Relações públicas e assessoria de imprensa – objetiva promover e/ou proteger uma marca e seus produtos. Constrói uma identidade corporativa a fim de atingir uma reputação positiva. Utiliza de releases, press kits, envio de sugestões de pauta, etc.

Venda pessoal – É a venda propriamente dita, personalizada e construída através do diálogo entre vendedor e comprador, face to face. Como atinge um número limitado de pessoas, exige agilidade, carisma e eficiência.

Marketing direto – Visa atingir o consumidor de forma direta, específica e interativa, de maneira inovadora, utilizando de correio, telefone, e-mail e redes sociais para criar esse relacionamento. Exige profissionais qualificados para aplicá-lo e permite mensurar o retorno de cada ação.

Promoção de vendas –  Segundo Roger A. Strang, “promoção de vendas são incentivos a curto prazo para motivar a compra e a venda de um produto ou serviço.” Normalmente possui um objetivo especifico, com tempo determinado e visa impactar o consumidor, agregando algum benefício extra ao produto. Para isso, utiliza estratégias como cupons, descontos, sampling, programas de fidelidade, concursos, sorteios, embalagens diferenciadas, etc.

Eventos e experiências – Meio mais eficiente para criar interações entre a marca e o seu público-alvo. Os eventos podem ser desde palestras, congressos e seminários à eventos culturais e esportivos. É importante que exista uma ampla divulgação e um material bem estruturado, atentando-se a cada detalhe, pois qualquer falha pode resultar no fracasso do evento, e consequentemente obter-se o resultado oposto ao esperado.

Desenvolver uma comunicação eficaz, exige mais tarefas do que somente a decisão sobre o mix de comunicação e marketing. Existem várias etapas anteriores e posteriores que precisam ser cumpridas para um resultado eficaz.

No próximo artigo, podemos conversar sobre essas etapas e como definir a melhor estratégia para sua empresa e seu tipo de negócio.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comments

  1. Rodolfo

    Boa a matéria… bom tema….Good, Carina!

    Aguardando….os próximos!

    • Carina

      Obrigada Rodolfo!
      Cada dia mais aprendendo com esse time de feras do IMKT.
      Até os proximos!

      Abraços.