Filmes futuristas: uma inspiração para pesquisadores e empreendedores

O que os filmes futuristas podem deixar como inspiração aos pesquisadores da tecnologia e aos empreendedores?

Se alguém ainda duvida que todas as informações que são postadas na internet hoje são interpretadas e usadas a favor das estratégias de muitas empresas, vai perder a grande oportunidade de ficar antenado com os seus consumidores, e de compreender que as relações sociais estão mudando e criando outras fontes de geração de negócios. E saber qual é a reação dos consumidores sobre as novidades do mercado e de como poderão afetar o mercado no futuro é uma condição de sobrevivência.

Quando o filme “A.I. Inteligência Artificial” foi lançado muitas discussões foram levantadas, havia um certo grau de curiosidades sobre o avanço das tecnologias em um mundo no qual essa realidade ainda era bem distante ou pouco provável. E o filme “Controle Absoluto”??? Viram o que o fundador do Facebook disse sobre escuta telefônica? Assistam ao filme…

A internet estava iniciando os seus primeiros passos para o que vemos hoje, tinha acabado de dar as caras. As redes sociais eram inexistentes, e poucos, para não dizer praticamente ninguém apostaria que um celular, como o Iphone ou Smartphones pudessem ser os responsáveispela maior e mais importante mudança disruptiva dos últimos tempos.

Depois de 17 anos o mundo se vê refém das tecnologias. Não se consegue mais viver sem o celular. E para quem não conheceu sua principal função: falar por meio de um aparelho sem fio e que funcionava em qualquer local do mundo… este propósito se perdeu totalmente. Hoje, por meio destes dispositivos, você consegue fazer tudo com a rapidez de um toque.

Além disso, ao falar com a assistente digital de seu celular, chega a fazer sentido todo aquele debate que o filme “A.I. Inteligência Artificial” levantou no passado. Robôs por exemplo já são uma realidade, e a cada dia se tornam mais acessíveis, porém, nosso lado emocional foi deixado de lado e esquecido, em um mundo com tantos dados, inovações, tecnologia, informação e rapidez na comunicação.

O fato mesmo é que a tecnologia e a internet nos deram a oportunidade de nos conectarmos com pessoas de qualquer lugar do mundo, e de várias maneiras, mas com uma frieza imperial. Nos comunicamos por mensagem de whatsapp, um vídeo encaminhado por Snapchat, uma foto compartilhada em alguma outra rede, ou uma conversa por videoconferência no facetime ou skype. Não há mais desculpas para não falar se com um amigo, se você o tiver em pelo menos uma de suas redes sociais. Mas e o sentimento e a emoção do contato físico?

Mas o que todas essa tecnologia ainda não pode oferecer e que está se perdendo em um mundo tão conectado digitalmente é: A PERCEPÇÃO DAS EMOÇÕES.

A inteligência artificial pode superar os humanos em várias coisas, e até substituí-los em algumas funções, mas o que os cientistas andam tentando fazer é algo que vai muito além das nossas expectativas, e ainda assusta um pouco: Fazer com que a IA saiba identificar sentimentos humanos. E eu duvido muito que consigam, afinal, cada pessoa pode ter uma reação diferente para determinados assuntos. Bem… Se forem devidamente sugestionadas…………

Eu sou desses que acredita que essa realidade pode estar mais próxima do que a gente imagina, apesar de não gostar dessa perspectiva. Em breve, as tecnologias serão capazes não só de decifrar nossas emoções, como também de reagir a elas, o que me mete muito medo.

A tecnologia já sabe como reconhecer certas emoções através de dispositivos com câmeras, e estes recursos já estão sendo usados por algumas das empresas citadas pela Fortune 100. Mas a pergunta que você deve começar a se fazer daqui pra frente é: como ficarão as emoções, os relacionamentos em carne e osso???!!!!

Estou aguardando seus comentários, leia as outras colunas, participe, afinal, se não podemos estar juntos pessoalmente, estejamos juntos aqui pelo blog!!!!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.