Empreender é uma arte. Mas não basta ter talento ou dom, para um novo negócio dar certo, muita energia deve ser direcionada para o projeto. Não basta ter uma grande ideia, ela precisa ser vendável, viável e oferecer algum benefício real ou diferenciado para o consumidor final.
Embalados pela onda dos food trucks uma enormidade de novas marcas borbulham pelas cidades e redes sociais, tentando a sorte neste mercado. São as cervejas artesanais, as paletas mexicanas, os cupcakes, brigadeiros, etc. Mas o que cada uma delas oferece de diferente ou transformador?
Se a intenção é apenas fazer uma graninha extra, a ideia é promissora. Mas se houver interesse em expandir o negócio, antes de mais nada, pare e avalie alguns pontos. Qual característica do produto ou serviço fará o público escolher a minha marca? O que o produto/ negócio vai agregar para a sociedade?
Escolhemos o que consumimos, da mesma forma que escolhemos as pessoas que desejamos conviver, sempre por empatia, identificação, compatibilidade de interesses e ideias. Por isso para escolhermos uma marca, ela precisa ter personalidade, um propósito claro e criar este vínculo com o consumidor.
É muito comum vermos ondas de produtos semelhantes lançados no mercado ao mesmo tempo. Mas seguir a moda é um risco e para fazer sucesso não basta replicar uma ideia. Lembra da febre das yogurterias ou “sorvetes” de iogurte natural? Uma marca começou a fazer sucesso com este modelo de negócio e logo surgiram várias outras genéricas. Em pouco tempo estas “outras lojas” não resistiram e sumiram do mapa.
Para iniciar um novo negócio, é imprescindível fazer um plano de negócio, descobrir na análise de swot a facilidade de novos entrantes neste ramo, e ainda se existe ou não alguma vantagem competitiva diante dos concorrentes. É bem provável que após o “dever de casa”, o empreendedor desista da nova empreitada ou é claro, aprimore seu produto, lapide a sua ideia, mensure seus riscos e aproveite melhor suas oportunidades, de forma a atingir seus objetivos e construir um negócio lucrativo e que faça diferença na vida dos seus consumidores.