Como gerente de Comunicação e Marketing de uma empresa em crescimento, cuido também da parte de recrutamento e seleção de profissionais para nosso Departamento e tenho aprendido muito sobre esse assunto, principalmente na prática.
Como hoje me encontro do outro lado do processo, consigo enxergar algumas coisas que parecem óbvias mas às quais muitos candidatos de nossa área não se atentam e por isso não conseguem passar nem na primeira fase de vários processos seletivos. Não existem formúlas prontas e cada empresa tem uma forma de seleção de pessoal, mas procure se atentar aos pontos a seguir antes de se candidatar para uma vaga e fique muito atento à forma de enviar seu currículo, pois isso é fundamental para que você ocupe a vaga que quer.
1) Conheça a si mesmo: Quais são suas motivações e seus objetivos de curto, médio e longo prazo? Em que essa oportunidade contribuirá para que você consiga atingir seus objetivos? Faça uma estimativa de quanto tempo essa fase vai durar. Trace seus objetivos e busque apenas por oportunidades que são coerentes com o que você busca no momento. Não adianta enviar um milhão de currículos depois nem se lembrar de que se trata a vaga para qual foi selecionado para dinâmicas ou entrevistas. Isso causará uma péssima impressão ao recrutador.
2) Atualize seu currículo: Seu currículo deve estar em dia com suas realizações e objetivos. Já recebi inúmeros currículos sem objetivo claro e desatualizados. Não cometa essa erro.
3) Personalize cada carta de apresentação: Quando somos candidatos somos muito ingênuos quando esquecemo-nos de nos colocar no lugar do recrutador. Ele quer encontrar ótimos candidatos, ele recebe muitos currículos por vaga, ele não tem tempo de ler todos os currículos na primeira fase, ele vai se ater a detalhes na busca pelo que o envio de seu currículo diz a seu respeito. Não envie a mesma carta de apresentação para toda vaga. Primeiramente você deve selecionar quais vagas seriam realmente interessantes para seu momento na carreira, depois você deve caprichar em uma carta que especifique o por quê o selecionador deve se atentar ao seu perfil e convidá-lo para o processo seletivo. Afinal, o que importa não é para quantas vagas se candidatou, mas de quantos processos conseguiu participar efetivamente e ao final apenas uma vaga restará. Não se atenha a quantidade, mas a qualidade e adequação do seu perfil ao que é requisitado para a vaga em questão.
4) Pesquise seu perfil salarial e o perfil salarial da vaga: Muitos candidatos querem entrar em processos seletivos sem terem idéia de quanto vale o seu perfil profissional. É dever do candidato saber quanto vale o seu perfil e qual a média salarial para a vaga em questão. Os selecionadores pedem a pretensão salarial do candidato para saber se ele se encaixa em quanto a empresa pode oferecer, mas também para saber se o profissional está ciente de quanto vale no mercado. Busque pesquisas salariais de empresas como a catho (mas adeque à realidade de sua cidade), pergunte a colegas de trabalho que têm perfil parecido ao seu quanto eles ganham, procure em sites e blogs que divulgam vagas quanto um assistente, analista, supervisor, gerente ganham em média, o que eles devem ter de bagagem de experiência e de estudo para ganharem o que ganham e seja realista, não se supervalorize.
Essas são dicas básicas para o início do processo seletivo. Prepare-se desde o início e saiba que o envio do currículo definirá sua participação no processo. No mês de maio repassarei mais dicas para outras fases da seleção.