Geomarketing: Área de Influência – Expansão Assertiva da rede

Delimitar uma Área de Influência é algo comum na análise de Geomarketing que deseja verificar o rendimento das lojas atuais, descobrir quem são seus principais consumidores e planejar uma expansão da rede de forma mais segura e organizada.

Para delimitar uma Área de Influência é preciso conhecer seu produto e saber quanto o consumidor está disposto a percorrer para consumi-lo. Por exemplo, o tempo e a distância percorrida por um consumidor para comprar um automóvel, será diferente do tempo e a distância percorrida para comprar um pãozinho.

Portanto, antes de delimitar uma Área de Influência é preciso descobrir quanto tempo e qual a distância seus clientes estão dispostos a percorrer para comprar o seu produto. Você pode descobrir isso verificando lojas com mercadorias análogas a sua, ou a partir de seu próprio cadastro de clientes.

Segundo estudos de mercado, uma Área de Influência deve ser composta por aproximadamente 70% dos seus clientes. Uma maneira de fazer isso é verificar onde seus clientes moram, ou estavam imediatamente antes de ir a sua loja, e calcular o tempo e a distância gastos para chegar à loja.

Existem 3 metodologias básicas para realizar este cálculo:

Tempo de deslocamento pelo viário do cliente até a sua loja, que pode ser tanto o tempo de deslocamento a pé ou de automóvel, dependendo do seu produto;

Distância percorrida pelo viário do cliente até a sua loja; e

Raio de distância, neste caso não é levado em consideração o deslocamento real pelo sistema viário e o resultado pode não ser tão interessante.

O ideal é que você associe as metodologias acima a pesquisas de mercado e de consumo para que a Área de Influência seja delimitada corretamente, pois o consumidor não está restrito ao consumo de uma área determinada apenas por critérios de deslocamento.

Com uma Área de Influência bem delimitada você poderá analisar:

– Qual a quantidade mínima de população e a renda predominante dos seus clientes;

– Se as lojas com melhores faturamentos estão localizadas em áreas mais comerciais ou residências;

– Qual o comportamento das suas lojas em relação à proximidade com concorrentes e polos geradores de trafego, como estações de trem, metro, shopping centers e etc.

Por fim, a delimitação de uma Área de Influência permite verificar quais as suas melhores localizações e ajudam a analisar quais as melhores áreas para expansão de sua rede, com menores riscos ao empreendedor.

Fonte Mapa: www.geofusion.com.br/onmaps

Mapa: Área de Influência de um ponto de estudo fictício no município de Joao Pessoa- PB. As cores indicam a renda média família, quanto mais verde, mais rica a área.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Luis Paulo

    Parabéns Janaína! Excelente explicação do conceito de área de influência.