Geomarketing: ferramentas para encontrar as melhores localizações

Imagine que você é dono de uma academia e tem interesse em expandir seu negócio para um determinado público, por exemplo: academia para idosos com alta renda. Como fazer isso?

No mapa acima, fiz uma busca no município de São Paulo de locais onde há mais de 60% dos domicílios com renda acima de R$3.000. Depois das regiões selecionadas gerei um mapa temático mostrando onde havia as maiores de pessoas com mais de 60 anos. Somente com essas duas pesquisas já descobrimos 03 áreas com grande potencial para uma academia voltada a idosos (Aclimação, Higienópolis e Pompéia).

Este é apenas o “ponta pé inicial” para uma análise de Geomarketing. Depois de escolhidas as regiões começam outras séries de análises para verificar o perfil e potencial de consumo, análise da concorrência, escolha das microlocalizações, entre outras análises para confirmar a vocação da região de estudo.

Para uma boa análise de Geomarketing é importante ter:

– Uma base de dados confiáveis, como por exemplo: quantidade de população, informações de renda, dados de seus clientes, faturamento de suas lojas, perfil do consumidor, concorrência…

– Uma base cartográfica completa com sistema viário, estruturas urbanas, sistema de transporte atualizado e etc.

– Foco no objetivo, senso crítico e um bom Sistema de Informação Geográfica (SIG) para auxiliar na análise geo-mercadológica.

Com estes três pontos podemos entender a dinâmica dos processos que ocorrem no espaço e usá-las com foco no Geomarketing.

Um bom SIG ajudará a deixar sua análise mais consistente, pois permite espacializar os dados que você quer entender, e assim, encontrar as melhores localizações para o seu estudo.

Existem diversos SIG’s disponíveis no mercado, tanto SIG’s em plataforma Desktop como em plataforma Web.

Nos SIG’s Desktop o empreendedor precisará comprar todas as bases cartográficas e dados para iniciar a análise.

Os SIG’s Web já disponibilizam todas as informações necessárias para a análise de Geomarketing (bases cartográficas e dados).

O SIG em Desktop possui maior capacidade de cálculos, mas possui um alto custo ao empreendedor que deverá comprar todas as bases. Já o SIG Web apresenta uma interface mais simplificada, que facilita a utilização e já disponibiliza a maioria dos dados necessários em forma de mapas e relatórios, auxiliando na redução dos custos ao empreendedor.

Nos próximos posts falarei mais sobre a prática do Geomarketing, se você tiver dúvidas ou sugestões comente nossos posts, pois juntos encontraremos as melhores maneiras de solucioná-las.

Fonte Mapa: http://www.geofusion.com.br/geomarketing/onmaps/

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

5 comments

  1. Janaina, um dos melhores temas da atualidade na área de marketing!

    Gostei muito, muito mesmo do seu tema, até porque todos profissional e empreendedor necessita saber, adquirir e gerir as informações captadas nos sistemas de geomarketing.

    Tive a oportunidade de conhecer o dia – a dia de um profissional e gostei muito, principalmente por trabalhar as informações em pró do sucesso da estratégia.

    Parabéns pela tema!

    • Janaina Rehder

      Que bom, Heron!

      Percebo que atualmente temos muitos dados disponíveis, mas transformar estes dados em informação e depois em inteligencia estratégica é a parte mais díficil!

      Abraços,

  2. Janna!

    Ótimas dicas!

    Sou suspeita para falar da Geofusion, rs, mas a palavra que define essa ferramenta, na minha opinião é: fantástica!

    Heron, se você conhecer essa ferramenta, vai ficar doido para usar, rs.

    Gostei de conhecer a diferença entre sig desktop e o sig web!

    bjs

  3. Que show de bola! Fiquei curioso com a ferramenta, ainda mais que estamos precisando melhorar o trabalho de Geomarketing de nossa agência! Acompanharei seus artigos sobre o assunto, com certeza!