Olá! Tudo bem? Hoje falarei um pouco sobre gestão de embalagem, atividade que muitos profissionais de marketing e trade desenvolvem em parceria com o departamento de P&D (pesquisa e desenvolvimento), agência de publicidade (criação da embalagem), cliente parceiro (no caso de marca própria) e fornecedor de embalagem.
Antes de tudo, para que uma embalagem seja desenvolvida, é preciso definir o posicionamento da marca. Para isto, a empresa em que trabalho desenvolve mensalmente reuniões de comitê de produtos, onde conversamos sobre lançamentos, concorrência, funil de inovação de processos e de produtos, degustação de produtos, entre outras atividades que serão validadas, reprovadas ou ficarão em processo de stand by.
Definido o conceito e posicionamento que a marca terá, é hora de desenvolver a embalagem e as ações de marketing e trade marketing para o lançamento / relançamento / inovação / adaptação de um produto.
Este processo é extenso e complicado, pois necessita-se de muitas informações para compor uma embalagem, além da aprovação do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que dependendo do período e da “fila de espera” e da regional, pode demorar de 3 dias úteis até 2 meses.
O processo de execução da produção de uma embalagem requer habilidade e paciência. Ao iniciá-lo, define-se um cronograma e repassa-se para todos os envolvidos:
1. Marketing indústria;
2. P&D indústria;
3. Cliente parceiro (marca própria);
4. Agência de publicidade (criação da embalagem);
5. Fornecedor de embalagem;
6. MAPA (apenas cadastrar a marca no site ou apenas atualizar as informações).
Heron Xavier
* MAPA – para leites e derivados;
** ANVISA – alimentos e misturas com 51% de lácteos.