Gestão de embalagem: conheça um pouco sobre esta atividade!

Olá! Tudo bem? Hoje falarei um pouco sobre gestão de embalagem, atividade que muitos profissionais de marketing e trade desenvolvem em parceria com o departamento de P&D (pesquisa e desenvolvimento), agência de publicidade (criação da embalagem), cliente parceiro (no caso de marca própria) e fornecedor de embalagem.

Antes de tudo, para que uma embalagem seja desenvolvida, é preciso definir o posicionamento da marca. Para isto, a empresa em que trabalho desenvolve mensalmente reuniões de comitê de produtos, onde conversamos sobre lançamentos, concorrência, funil de inovação de processos e de produtos, degustação de produtos, entre outras atividades que serão validadas, reprovadas ou ficarão em processo de stand by.

Definido o conceito e posicionamento que a marca terá, é hora de desenvolver a embalagem e as ações de marketing e trade marketing para o lançamento / relançamento / inovação / adaptação de um produto.

Este processo é extenso e complicado, pois necessita-se de muitas informações para compor uma embalagem, além da aprovação do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que dependendo do período e da “fila de espera” e da regional, pode demorar de 3 dias úteis até 2 meses.

O processo de execução da produção de uma embalagem requer habilidade e paciência. Ao iniciá-lo, define-se um cronograma e repassa-se para todos os envolvidos:

1. Marketing indústria;

2. P&D indústria;

3. Cliente parceiro (marca própria);

4. Agência de publicidade (criação da embalagem);

5. Fornecedor de embalagem;

6. MAPA (apenas cadastrar a marca no site ou apenas atualizar as informações).

No próximo mês continuaremos a falar de desenvolvimento de embalagem e darei um exemplo de lançamento voltado para o consumo alimentício. Até lá!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment

  1. Heron Xavier

    * MAPA – para leites e derivados;
    ** ANVISA – alimentos e misturas com 51% de lácteos.