Gestão de embalagem – parte 2: conhecendo uma planta técnica

Olá! Feliz outubro para todo mundo!

Continuando a falar sobre gestão de embalagens, segue exemplo de uma planta técnica de produto que lançamos na empresa que trabalho. Como se trata de uma embalagem e não contém nenhuma informação sigilosa, não há problema em divulgá-la para conhecimento educativo.

Planta Técnica

Na planta técnica que vai para o Mapa ou para a Anvisa, todas as informações precisam estar corretas. Quem faz essa gestão é a parceria entre marketing e P&D, mas a responsabilidade de enviar as informações aos interessados é do P&D.

Mapa

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Responsável por todos OS produtos de origem animal e produtos lácteos com 51% de leite em sua composição total.

Anvisa

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. É responsável pela aprovação de todos os produtos para consumo lançados no mercado, excetos os citados acima.

O que é embalagem primária?

É a embalagem que reveste o produto diretamente. Ao abri-la, você já tem contato direto com o produto para consumo ou transformá-lo em um produto final para revenda. São embalagens variadas, de tamanhos e materiais diferentes. Seu código de barras varia de 7 a 13 números, dependendo do país, referindo-se ao código de barras EAN.

O que é embalagem secundária?

É a embalagem facilitadora de transporte e armazenamento (logística e comercial). Nela, constam as mesmas informações que na embalagem primária, porém, o registro do código de barras é chamado de DUN e contém 14 números.

E como ler as informações nutricionais de um produto?

É o que vamos aprender no próximo artigo, em novembro.

Grande abraço, pessoal!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.