Gestão de Relacionamentos na Comunicação Estratégica de Marketing

No ano de 2007 fui ao lançamento do livro: O que é comunicação estratégica nas organizações?, de autoria das brilhantes comunicólogas e professoras Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula.

Embora a comunicação – e demais áreas – estejam em um constante movimento, cada vez  mais forte e mais rápido, creio que este pequeno “manual” continua atualizado e trazendo conceitos, citações de autores, reflexões que precisamos diariamente fazer, olhando para dentro de nossas empresas e, claro, para fora também, buscando elaborar planejamentos estratégicos para a comunicação aliados à missão, visão e objetivos das organizações.

Ao tratar sobre os componentes da comunicação estratégica, as autoras citam pesquisa realizada que indicam “cinco componentes que conferem dimensão estratégica à comunicação nas organizações. São eles: tratamento processual da comunicação; inserção na cadeia decisória; gestão de relacionamentos; uso sistemático de planejamento; monitoramento do processo.”

Todos os componentes são essenciais para que a comunicação seja trabalhada como sendo fator chave para os resultados finais esperados pelas estratégias de negócio e gestão da empresa. Dando atenção especial ao fator gestão de relacionamentos, as autoras destacam: “a gestão de relacionamentos é um componente estratégico, uma vez que enfatiza oportunidades de interação e diálogo da organização com os atores sociais, planejadas e conduzidas de forma sistematizada e monitorada. Ressalta-se que essas oportunidades requerem o apoio de meios de informação que favoreçam um permanente e claro posicionamento da organização sobre sua atuação e questões de interesse dos atores sociais a ela ligadas. As oportunidades de relacionamento permitem maior contextualização e aprofundamento de referências sobre decisões e abordagem de dúvidas e questionamentos dos atores sociais em relação à organização.”

Mais uma vez, podemos perceber que o papel dos profissionais da comunicação é fundamental para o sucesso geral da organização. E isso só aumenta as responsabilidades e a cobrança pelos resultados. Encontrar, por exemplo, formas de monitoramento e mensuração que permitam apresentar aos gestores como as estratégias de comunicação e marketing influenciam nos resultados é cada vez mais importante.

Fica então a dica de leitura para obter conhecimentos e gerar reflexões sobre o assunto!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

10 comments

  1. Muito bom o texto Paula!

    Estou lendo um livro mais recente da Ivone de Lourdes Oliveira

    Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional (2012)

    Recomendo!

    Entender que a gestão de relacionamentos: confere em um diálogo onde todos os interessados são atores com igualdade de condições estratégicas. Mto bom.

  2. Oi Paula!
    A Ivone e a Cida foram minhas professoras. Elas são ótimas, não são?
    A Cida inclusive foi minha orientadora da monografia e usamos muito este livro como referência.

    • paula

      Ei Vanessa! São excelentes mesmo. Que privilégio ter a Cida como orientadora, deve ter ficado uma excelente monografia!

  3. Idalmir Cardoso

    Olá Paula! Parabéns pelo texto! O seu último parágrafo vai de encontro ao que, talvez, seja ainda o grande empecilho para que gestores e administradores entendam a Comunicação como parte de uma estratégia: mensuração de resultados, principalmente os financeiros.

    • paula

      desafios não nos faltam, não é Idalmir? E o blog nos ajuda a trocar ideias e conhecimentos. Obrigada pelo seu comentário!

  4. A comunicação é essencial para o sucesso de qualquer organização. É através dos profissionais de comunicação que se sabe o que deve e o que não deve ser divulgado, como deve e etc, e não podemos não pensar também no papel dos comunicadores dentro da comunicação coorporativa, entre seu corpo de colaboradores, pois não é incomum os próprios funcionários saber de uma notícia importante da empresa através de terceiros.

    • paula

      é isso mesmo Marcos. A comunicacação interna é extremamente importante, não podemos deixar que nosso principal público, vitrine da empresa, fique esquecido no processo de comunicação!

  5. Alessandra Alkmim

    Excelente texto Paula! Gostei muito! E valeu pela indicação do livro “O que é comunicação estratégica nas organizações?”.

    • paula

      Legal Vanessa. Quando tiver alguma dica de livro, será muito bem-vinda!

  6. paula

    olá Ana, obrigada também pela sua dica, vou comprar logo o novo livro da Ivone, com certeza será mais uma ótima leitura! Abs