Olá empresário, tudo bom? Muito trabalho, não? Sabemos que montar uma empresa não é fácil Para contribuir, tenho algumas perguntas e respostas para você. Primeiro as perguntas: quantas pessoas visitam seu site diariamente? Por quanto tempo elas navegam por lá? Em quantas páginas elas clicam? Quais as páginas mais acessadas? Onde vivem? De onde vieram? Como chegaram até lá?

Essas e muitas outras questões são facilmente respondidas com uma ferramenta chamada Google Analytics. É grátis, em português e ao alcance de todos.

Através do Analytics você consegue saber de qual Estado estão vindo seus acessos. Ou seja, se seu negócio só presta serviços no Rio de Janeiro e o maior número de acessos ao seu site vem de São Paulo, portanto, ou você está investindo errado em suas propagandas ou teria maior demanda se estivesse em São Paulo. Então diversifique seus investimentos de marketing ou transfira seu negócio para a terra da garoa.

Sim, ao contrário do que muitos pensam, os acessos caem nos fins de semana, a não ser que seja uma empresa ligada a eventos noturnos, apostas de acontecimentos esportivos, entre outros, seus acessos despencarão nos sábados e domingos.

Você consegue descobrir quais os termos que são pesquisados no Google para encontrar seu produto e assim acessar o seu site. Portanto, repita em seu site a palavra-chave que mais traz público qualificado. Não o faça sem estar dentro de um contexto (descrição de produto ou ‘quem somos”), pois o Google não é bobo e, caso perceba suas intenções, pode tirar seu site das buscas, como punição, por um período que ele mesmo julgar necessário.

Taxa de rejeição: Esse dado mostra quantas pessoas entraram no seu site e não clicaram em nenhum link sequer. Essa taxa, se alta, pode ser preocupante, comprovando que seu site não é interessante para quem o visita. Porém, se você tem um serviço ou produto que seja um commodity*, e coloca seu telefone de contato logo na primeira página, não se preocupe com a baixa taxa de rejeição. As pessoas estão encontrando exatamente o que procuram na primeira página.

Tempo de permanência e cliques: Você pode ver quanto tempo em média as pessoas navegam em seu site e pode descobrir se clicam mais em ‘contato’, ‘camisetas’, bermudas’, ‘ipad’, ou seja lá o que for. Sendo assim, destaque na sua home page o produto mais buscado pelos internautas.

Facebook: a fanpage gratuita tem muitas vantagens e pode ser um gerador de acessos de público qualificado ao seu site. Porém, não deposite todas as suas fichas lá. No Analytics você pode ver de onde vieram os acessos ao seu site, e na grande maioria dos casos eles vêm de buscas orgânicas do Google, links patrocinados, banners e blogs que falam sobre o seu ramo de negócios. A Rede Social é uma importante ferramenta para gerar acessos e vendas, mas distribua seus investimentos e esforços. Há um mundo muito grande fora do Facebook.

Esses e muitos outros dados importantes para seu negócio podem ser extraídos do Analytics.

Caso tenha dificuldades ou falta de tempo para extrair esses relatórios, faça como muitas empresas, terceirize. Contrate uma agência de marketing digital, um analista web para sua empresa ou mesmo um freelancer.

Para instalar o Google Analytics em seu site, siga o passo a passo descrito aqui: http://www.seomaster.com.br/blog/como-instalar-o-google-analytics

* Commodity é um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities, significando literalmente mercadoria, é utilizado para designar bens e as vezes serviços para os quais existe procura sem atender à diferenciação de qualidade do produto no conjunto dos mercados e entre vários fornecedores ou marcas. Ou seja, produtos ou serviços praticamente iguais, como cereais, oficinas, costura, e muitos outros..

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

6 comments

  1. Eliane Lages

    Gostei muito das suas dicas, Alexandre!

    O Google Analytics é uma ferramenta essencial hoje em dia e tenho certeza que seu post ajudará muitas pessoas a usá-la de forma correta.

    Abraços, Eliane Lages.

    • Alexandre Bento

      Oi Eliane, também espero que ajude as pessoas a ver como a ferramenta é útil e prática, além de grátis…tudo o que gostamos e precisamos!

      Abraços

    • Alexandre Bento

      Oi Pedro, fico feliz que tenha gostado. Espero ter sido útil.

      Abs

    • Alexandre Bento

      Que bom que pude ajudar Priscila. A ferramenta é super simples.