Na última quarta feira (10/06), profissionais da área digital tiveram a oportunidade de participar da 1º edição do Google Mobile Day. O treinamento aconteceu simultaneamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Barueri.
Participei da edição em Porto Alegre que lotou a sala de cinema do Barra Shopping.
O mobile vem transformando as formas de relações e experiência que os consumidores têm com uma marca ou produto. O que funcionava no desktop, nos tempos atuais, tem boas chances de não funcionar nos vários contextos que o mobile oferece.
Essa foi à reflexão que o Google quis passar. Apresentar todas as mudanças comportamentais e o quanto o mobile tem representado nas buscas, no comportamento da sociedade e de que forma as marcas devem se apropriar dessa realidade para potencializar seus negócios.
O grande desafio do mobile é o User Experience, ou UX, é a experiência do consumidor ao usar seu produto ou serviço.
O foco do mobile não é a conversão, mas sim potencializar uma boa experiência do usuário com a sua marca e produtos para que as vendas aconteçam.
A estratégia de mobile precisa estar integrada com os outros canais de mídia digital. Por isso, integra a mensagem, conteúdo e veículo onde está inserida, auxiliando na identificação do mercado-alvo e suas premissas. Combinando com todos os elementos do composto de comunicação, a eficácia dos efeitos causados por suas ações poder ser de maior impacto e gerar mais resultados.