Há algum tempo, tive o privilégio de desenvolver um projeto de inserção da empresa em que trabalho no mundo das mídias sociais. Estudei bastante sobre o assunto, li livros, artigos, cases, depoimentos, conversei com profissionais experientes, fiz cursos. Mas, RP como sou, antes da fase de planejamento, fiz um pequeno esquema onde listei as três principais habilidades da área de Relações Públicas que me poderiam ser úteis neste novo projeto.
É esse esquema que quero dividir com vocês.
Habilidade número 1: Gestão de Relacionamentos
Qual a primeira palavra que nos vem à cabeça quando o assunto é RP? Relacionamento, claro! E do que é feita as mídias digitais? De relacionamento, não é?
A comunicação para criar e gerir relacionamentos precisa ser oportuna, interessante e relevante. Nas mídias sociais funciona da mesma forma e os profissionais de RP têm experiência na criação de conteúdos relevantes para grupos específicos. Essa é a primeira habilidade.
Habilidade número 2: Gestão da Comunicação Organizacional
Relações Públicas é a prática da gestão da comunicação entre uma determinada organização e seus grupos de relacionamento, aprimorando a experiência destes com a empresa. Comunicação no contexto das organizações é nossa especialidade. Eis a segunda habilidade.
Habilidade número 3: Gestão de Crises
Experiências boas ou ruins são sempre compartilhadas. Tratando-se das mídias sociais, a principal diferença, no entanto, é a natureza viral desse compartilhamento, capaz de criar crises quase instantâneas.
Todo RP é treinado para gerir crises, ele é normalmente o porta-voz da empresa e tem autonomia para dar respostas rápidas. E, como já sabemos, nas mídias digitais a comunicação precisa ser para ontem.
Essas são (a meu ver) as três habilidades fundamentais de RP. Claro que não são as únicas necessárias, mas podemos dizer que são a principal contribuição da área de Relações Públicas para a gestão de sucesso das mídias sociais.
E na sua área, quais três habilidades você diria ser fundamentais? Conte-nos!