Em um artigo publicado na AdNews, segundo uma pesquisa da Econsultancy com 4.000 comerciantes, as duas principais tendências digitais para 2020 serão o foco na experiência do cliente (24%) e a personalização (23%). A pesquisa foi feita com comerciantes, mas se você começar a reparar, isso talvez não seja uma tendência e já esteja acontecendo em algumas áreas.
Quer saber qual é a relação entre esta pesquisa com o ID 360 e por que só agora estou escrevendo sobre o evento, que foi realizado há algumas semanas?
Bem assim, como outros eventos que participei este ano, o ID 360 realizado no dia 24 de setembro é só uma parte do processo, a experiência é bem maior.
No site do ID 360 já indicava que o evento presencial seria só uma parte, além dele haveria uma trilha de “10 palestras online de grandes profissionais de destaque do mercado nacional” e muito mais coisa ainda estava por vir.
Antes do evento recebemos alguns comunicados dos organizadores e cada e-mail começava com meu nome e não fulano como recebi um dia de uma agência de BH. Os e-mails vinham com informações sobre o que era o ID 360, seus palestrantes (vou falar das palestras e colocar algumas dicas), entre outros. Um dia antes da data de realização, recebemos informações de como funcionaria o credenciamento, almoço, entre outros. Ah, e claro, fomos orientados a levar cartões de visita, afinal uma das propostas do ID 360 foi o networking, como bem definiu os organizadores no site do evento: “Acreditamos que o networking realizado em eventos presenciais é de suma importância para o sucesso e satisfação dos participantes.”
E como não ficar satisfeito, se da recepção até a entrada do auditório sempre havia alguém (os laranjinhas) no caminho para esclarecer alguma dúvida. Outra coisa interessante durante a realização do ID 360 foi a prestação de contas, que veio em todos os kits que recebemos na entrada. Uma maneira de demostrar que não é fácil organizar um encontro como este e qualquer outro evento, no atual momento do país.
Para comandar este evento, que se preocupa com os detalhes, nada melhor que ter um mestre sem cerimônia que fez todos dançarem (Lab Dance) e que diante dos problemas técnicos, que acontecem em qualquer evento, saia cantando ou fazendo uma mini entrevista com os palestrantes.
O evento não acabou e a experiência continua, afinal os parceiros do evento ofereceram alguns serviços para usarmos e complementar o que vimos durante as apresentações. Assim, agora vou falar das apresentações…
Inbound marketing, marketing por dados, empreendedorismo. O que vivi no ID 360!
Depois de muita coisa que aconteceu antes e que continua sendo feito pela organização do ID 360, vou contar o que houve no evento realizado pela Buscar ID.
Camilo Coutinho do Canal Play de Prata contou os passos para fazer um vídeo. Assim, o nome do canal é uma premiação que o YouTube entrega aos canais que atingem mais de 100 mil inscritos. Na sua apresentação Coutinho disse que há 17 especialistas do YouTube no fórum sobre a rede, provavelmente se você tiver uma dúvida ele vai ser um dos que irá responder. Confira quais são os 9 passos sugeridos por Camilo para se criar um canal.
- Definir o público
- Definir o nicho
- Definir a linguagem
- Definir o conteúdo
- Definir posicionamento
- Criar o canal
- Criar um piloto
- Pulverizar o vídeo
- Ser consistente
Na apresentação de Pedro Filizolla, ele falou sobre o trabalho na Sambatech e como os departamentos de marketing e vendas trabalham juntos na startup. Segundo Filizolla é preciso compreender alguns aspectos importantes:
- Cultura é a alma da sua empresa
- Ritos diários
- Lembre-se de onde veio
- Foco no time
- Alinhamento
- Comemore as pequenas vitórias
Christian Reed, Opinion Box disse que quem trabalha com marketing tem que ser um consultor de negócios, sintetizar dados. Ele desfez alguns mitos sobre a cultura de dados:
- Cultura de dados é algo de grandes empresas
- criar uma cultura de dados custa caro
- vou precisar de especialistas
Vitor Peçanha e Diego Gomes, da Rockcontent, falaram sobre inbound marketing e o processo de vendas e destacaram a importância de se pensar no cliente e na mensagem.
Rodrigo Nascimento, da Buscar ID, falou de planejamento até a mensuração dos dados e sobre a estratégia 360 que é usada na empresa.
Leticia Ange, da C4PPR4, deixou os participantes um pouco assustados avisando que do celular a televisão tudo está nos monitorando. Mostrou como os dados fazem parte do nosso dia a dia. E de como trabalhar como o conceito de comportamento das pessoas pode ser mais indicado dependendo do projeto.
Na última apresentação do evento, uma conversa foi realizada com empreendedores da San Pedro Valley que contaram suas dificuldades e as recompensas em se abrir uma startup em Belo Horizonte.