ID 360: Rodrigo Nascimento destaca novidades do evento

Sempre com a proposta de inovar, seja por meio das atividades desenvolvidas na agência ou cursos oferecidos ao público, o time da Buscar[ID] não quer apenas provocar  reflexões sobre o universo do marketing digital, mas sobretudo fazer as pessoas saírem da zona de conforto, oferecendo muito conteúdo e inúmeros insights para a realidade de vários problemas enfrentados nas empresas.  Pensando em tornar tudo isso viável e acessível para mais pessoas, a agência lança hoje o ID 360, maior evento de marketing digital de Minas Gerais, que acontece no dia 24 de setembro deste ano, no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. Confira as novidades sobre o evento nesta entrevista exclusiva que o fundador da agência, Rodrigo Nascimento, concedeu ao nosso blog:

Implantando Marketing: Na matemática considera-se 360º um ângulo completo. Além disso, é comum associá-lo também ao conceito de visão ampla, generalista sobre alguma questão. Essa é a ideia do evento ID 360 em relação ao marketing digital?

Rodrigo Nascimento: Queremos mostrar uma visão holística de marketing digital, mas não generalista. O nome foi pensado pela amplitude e dinamismo que o tema tem. O ID 360 vai mostrar que a integração dos recursos do marketing digital, como estratégia, são mais efetivos que a utilização de um único. Um exemplo disso é a junção da força de compra de mídia com o trabalho de inbound marketing.

Implantando Marketing: O que você destacaria como o grande diferencial desse evento?

Rodrigo Nascimento: Além de temas como growth hacking e marketing por dados, destaco o modo como serão as palestras. Não teremos histórias de sucesso, mostrando apenas como foi a conquista dele, mas sim o que foi preciso para chegar até ele, revelando aos participantes onde as pessoas erraram e como acertaram.

Dessa forma, os palestrantes vão mostrar o que fizeram com inbound, mídias sociais, SEO, dentre outros assuntos abordando diversos tipos de recursos que temos hoje em dia, e é nesse aspecto que entra o growth hacking. Vamos poder conferir de perto como esses caras têm usado de tudo em suas empresas para ter o crescimento acelerado que estão tendo. Não tenho dúvidas que a experiência será única.

Implantando Marketing: O evento tem como objetivo trazer ao mercado uma abordagem nova sobre empreendedorismo e marketing digital. Na sua avaliação os empreendedores estão mais conscientes e atentos ao fato de que sem analisar dados, o negócio se torna inviável em termos de crescimento, reconhecimento da marca, vendas (resultados de modo geral)?

Rodrigo Nascimento: Os empreendedores e profissionais no Brasil são extremamente inquietos e criativos, dois excelentes ingredientes para empreender. Porém, eles estão perdidos, sem saber qual caminho seguir, já que temos tantos. Marketing por dados é algo que está chegando, com maior força agora no Brasil e queremos que o ID 360 seja um propulsor para mostrar que com os dados podemos criar um alto valor à inquietude e criatividade. Se tivermos dados para nos guiar, basta acrescentar a criatividade para termos sucesso. Vamos mostrar aos participantes alguns caminhos que eles podem seguir facilmente, tornando o negócio sustentável mesmo com um crescimento acelerado.

Implantando Marketing: Tópicos como marketing por dados, SEO, growth hacking, inbound marketing, redes sociais, marketing de conteúdo estarão na pauta de discussão do ID 360. Qual a importância de se falar sobre esses assuntos com quem busca empreender no meio digital?

Rodrigo Nascimento: Se quisermos crescer de forma exponencial ou acelerada, não existem melhores recursos que os de marketing digital. Inbound marketing é um grande exemplo: imagina realizar a nutrição de 5000 leads por mês de forma manual? Impossível. A automação que o inbound traz torna isso possível. Conseguimos nutrir e gerir leads com a automação de marketing. O growth hacking não é algo que nasceu agora, apenas o termo é novo e as diversas técnicas,  que serão abordadas no evento, nasceram através do marketing digital. Todas elas envolvem SEO, compra de mídia, marketing de conteúdo e etc.

Implantando Marketing: O ID 360 tem como conceito/proposta tirar as pessoas da zona de conforto. Você observa certa tendência ao comodismo por parte dos profissionais que trabalham com marketing digital? Isso é possível mesmo se tratando de uma área tão dinâmica como essa?

Rodrigo Nascimento: Infelizmente o comodismo existe. Apesar de ser uma área que muda a todo o momento, poucos ainda sabem trabalhá-la em sua plenitude. Quando falamos que vamos tirar da zona de conforto é porque vamos levar temas e histórias intrigantes em que o participante sairá de lá com o seguinte pensamento: “Posso fazer/ser muito mais do que faço/sou a partir de amanhã.” Não estou dizendo que vamos mostrar caminhos fáceis, vamos mostrar caminhos possíveis de serem seguidos.

Implantando Marketing: Qual é a importância de eventos como o ID 360 para a capacitação dos profissionais e empreendedores?

Rodrigo Nascimento: Um ponto de extrema importância, além do conteúdo compartilhado é o networking gerado. O ID 360 é o maior exemplo da importância de um bom networking. Hoje, ele é possível, em grande parte, pela minha rede de contatos que foi construída nos eventos presenciais. Serão mais de 700 profissionais presentes, uma rede de possibilidades de trocar conhecimento e gerar novos negócios e parcerias. O profissional que sou, em grande parte, veio de minha participação em eventos, neles absorvi muito conteúdo e fiz muito networking.

Implantando Marketing: Como gestor de uma agência de marketing pós-digital como você avalia a formação dos profissionais que estão saindo das universidades hoje e estão em busca de uma oportunidade nessa área? Quais são os obstáculos (comportamentais e de formação) que esse profissional precisa superar para se destacar no mercado?

Rodrigo Nascimento: Formação adquirida em universidades ainda mostra muito pouco a realidade do mercado de trabalho e isso é um grande obstáculo tanto para empresas quanto profissionais. Percebo, principalmente, nos recém-formados que tenho a oportunidade de conversar, que eles têm muita vontade e ansiedade em aplicar o conhecimento e aprendizado, porém pouca experiência em situações reais vividas em empresas.

Para se destacar, vejo a necessidade de conseguir lidar bem com mudanças a todo momento, ter proatividade e ler sobre assuntos relacionados ao seu mercado mas também de outras áreas, enriquecendo seu conhecimento para agregar nos resultados obtidos. Ampliar sua visão conhecendo outros mercados é essencial para a criação de estratégias e táticas, ganhando diversidade em suas aplicações do dia a dia.

Implantando Marketing: Compartilhar conhecimento de forma constante é um valor para a Buscar[ID]. Na prática, de qual forma essa troca de informações e experiências podem contribuir para o crescimento, em termos de qualidade, no processo diário de desenvolver estratégias de marketing digital e na qualificação dos profissionais dessa área?

Rodrigo Nascimento: Um grande fator do ID 360 é a presença dos profissionais renomados e o compartilhamento de suas experiências para os participantes, eles vão mostrar o que fizeram em suas empresas, expor os erros e acertos para chegarem no patamar que estão. Acredito que após o evento, uma das mensagens deixadas será que, sua carreira ou empresa deve ser um constante laboratório, se permitindo fazer coisas que aparentemente não estão diretamente relacionadas ao seu negócio ou carreira, mas que irá impactá-lo(a) diretamente. A prática dessas ações vai depender do que o profissional absorver e aplicar em seu dia a dia.

Implantando Marketing: Quais conceitos ou ideias o profissional de marketing digital precisa estar atento quando se fala em um novo jeito de se pensar o marketing digital?

Rodrigo Nascimento: Acho que um dos principais conceitos é o marketing por dados, pelo potencial entregue por ele. Outro conceito ou ideia muito importante é o próprio empreendedorismo. Todo profissional precisa ser um pouco empreendedor. Existe uma confusão comum de que empreendedor é a pessoa que tem empresa, isso não é verdade. Existem diversos empresários que não são empreendedores e vice-versa. A inquietude e vontade de fazer acontecer são ingredientes primordiais no empreendedor, e se tivermos isso, dificilmente o profissional não será bem-sucedido.

As inscrições para o ID 360 já estão abertas! Clique aqui  e garanta a sua vaga nesse grande evento de marketing digital.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.