Ideias sustentáveis e econômicas para o seu negócio

quadro_negro_giz

A criatividade e a redução de custos são fundamentais para qualquer empreendimento em ano de recessão, especialmente, quando se trata de micro e pequenas empresas. Aumentar o preço de produtos e serviços, diminuir o quadro de funcionários e cortar investimento em publicidade podem ser as primeiras ações adotadas por muitos, mas há como sobreviver sem ter que tomar medidas muito drásticas. Confira algumas ideias sustentáveis e econômicas para empresas.

Quadro negro

Da sala de aula para as ruas! Antes utilizado no aprendizado em escolas, o quadro negro tem sido usado como mídia em lojas e restaurantes, seja para anunciar o cardápio do dia ou alguma promoção. Funciona também como um espaço para recados e até mesmo como item de decoração do ambiente.

Sacola que dá desconto

A rede de supermercados americana Whole Foods fornece aos seus clientes sacolas 100% de papel reciclado. Além disso, oferece descontos para quem fizer as compras com suas próprias sacolas de pano ou lona. Uma ideia sustentável e que garante vantagens para o dono do negócio e os consumidores.

Prato de plástico

Ok, não é legal chegar a um restaurante e usar pratos e talheres descartáveis. Porém, diante da possibilidade de racionamento de água em São Paulo, já existem estabelecimentos utilizando esses utensílios. Outra medida que vem sendo adotada é a instalação de sistemas para a captação da água da chuva. São soluções que garantem o funcionamento do restaurante e ainda chamam a atenção dos clientes para a importância do consumo de água sem desperdício.

Sensores de presença

O fantasma do apagão voltou a assustar os brasileiros, assim como os reajustes nas tarifas de energia elétrica. Os sensores de presença e as células fotoelétricas para acionamento da luz apenas quando falta a luz do dia são investimentos que, a princípio, podem pesar no bolso. Entretanto, a redução do consumo de energia promove a diminuição dos custos a logo prazo.

Gostou? Acredito que essas ideias podem ser úteis para você e o seu negócio!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.