A importância da comunicação integrada de marketing

O cenário atual vive mudanças significativas no mercado de consumo e, principalmente, a partir da popularização dos meios de comunicação eletrônica. A internet tornou-se indispensável e a cada ano milhões de novos usuários começam a ter acesso à rede.  Essa revolução aconteceu a partir da popularização do acesso a banda larga, potencializando a era do conteúdo, do relacionamento em redes, da participação e da informação.

Nesse contexto, mudanças significativas acontecem de forma acelerada e diversas áreas do conhecimento estão se modificando e adaptando-se a nova realidade de consumo. Dessa forma, o marketing se potencializou como uma estratégia eficiente para os resultados empresariais. É importante ressaltar que ele não é uma ferramenta somente para fins comerciais, hoje o marketing  se insere como um importante instrumento de recurso administrativo e tem um papel relevante no mundo contemporâneo e midiático.

O surgimento de diversas marcas e a expansão dos canais de comunicação compõe um cenário extremamente competitivo, levando as empresas a utilizarem-se das ferramentas existentes para sua melhor atuação diante dos seus concorrentes. O mercado digital e suas infinitas possibilidades vêm revolucionando a sociedade, por meio das plataformas de tecnologias digitais de comunicação e informação, afetando e modificado todas as dimensões da vida humana, como o trabalho, o relacionamento, o lazer e a educação.

A comunicação integrada de marketing (CIM) é uma ferramenta estratégica essencial para o desenvolvimento das organizações, contribuindo para que a empresa consiga potencializar sua comunicação com intuito de provocar maior impacto e se destacar junto aos concorrentes. Por isso, integra a mensagem, conteúdo e veículo onde está inserida, auxiliando na identificação do mercado-alvo e suas premissas. Combinando com todos os elementos do composto de comunicação, a eficácia dos efeitos causados por suas ações poder ser de maior impacto e gerar mais resultados.

Nesse sentido, a comunicação integrada de marketing (CIM) relaciona atividades voltadas para os elementos do composto de marketing, relacionando as mudanças existentes do mercado com as estratégias a serem desenvolvidas para atingir o alvo. Diante disso, ressalto que todos os aspectos do marketing se envolvem diretamente com a comunicação existente na empresa. Nesse sentido, todos os departamentos da empresa devem estar integrados entre si. A comunicação é a principal ferramenta de relevância para a integração dos departamentos, pois através dela é possível estabelecer uma sinergia voltada para atender as metas e objetivos traçados pelos gestores.

Portanto, assim como é importante a elaboração de um plano gestor de marketing, a integração entre os meios de comunicação e suas especificidades assume um papel fundamental e necessário para o bom desempenho da gestão.

Assim sendo, pode-se afirmar que uma boa comunicação é essencial para a melhoria de processos nas organizações e para a otimização de suas atividades, influenciando positivamente no alcance dos objetivos estratégicos e até mesmo sendo fator decisivo para a sobrevivência das marcas no mercado.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

3 comments

  1. Eliane Lages

    Parabéns pelo post, Mateus! Aprendi muito sobre a comunicação integrada de marketing com o seu post. Espero que continue compartilhando suas ideias conosco.

    Abraços, Eliane Lages.

  2. Luiz Cláudio

    Oi Mateus! Parabéns pelo post! Ele me serviu muito bem como fonte para um trabalho da faculdade. Muito obrigado! Um abraço.