A importância do reconhecimento

Há cerca de algum tempo atrás publiquei um artigo sobre Salário Emocional. Hoje, vou abordar novamente o assunto de uma maneira mais direta.

Percebo que a grande maioria das pessoas que são líderes desde a década de 80, 90 se tornam cada dia mais anacrônicos, e desenvolvem a síndrome da “Gabriela” (“Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim”). E vai ser mesmo, só que sozinho em um ambiente cheio de fofocas, ressentimentos, cercado de pessoas com moral baixa, desanimadas, improdutivas. Isso tudo por não dar a devida atenção ao reconhecimento do trabalho de seus liderados.

Entendo que nem todos os dias, estamos com paciência ou felizes, mas se tratando de equipe, de produtividade, de pessoas, É necessário ter o mínimo de técnica para não tornar o dia de trabalho da sua equipe um verdadeiro velório. Como?

Fácil, basta reconhecer e valorizar o que sua equipe está fazendo.

Elogios. Elogiar as pessoas por atitudes rotineiras, sem olhar nos olhos ou dar um aperto de mão é totalmente improdutivo. Um membro da sua equipe sabe quando está fazendo algo especial. Quando você perceber esse algo especial responda o mais rápido possível, dê-lhe um aperto de mão, olhe dentro dos olhos dele e diga: “Parabéns  você está desempenhando um belo trabalho”. Se possível, faça isso na frente dos colegas, feedbacks positivos podem ser dados em coletivo, negativos nunca.

Reconhecimento do desempenho. Sempre que possível faça que o reconhecimento seja correspondente ao desempenho. Por exemplo: se um membro da equipe trabalhou o final de semana para não perder o prazo do projeto, conceda a ele uma folga ou alguma flexibilidade de horário. É muito comum o líder não reconhecer o esforço e ainda dizer: “Não fez mais que a obrigação”. Se isso acontecer, no próximo mês você terá toda a equipe chegando as 8:00 em ponto e desligando os computadores as 17:57.

Respeito. Um dos mais, senão, o mais importante. Respeitar uma pessoa é básico, é obrigação. Pedir por favor, licença, dizer obrigado, isso não é respeito isso é educação. Respeito em um ambiente de trabalho é escutar a opinião do colega, respeitar suas habilidades, reconhecer que em determinado assunto ele é melhor que você. Desenvolver uma discussão saudável para que o resultado seja positivo. O que percebo em lideres anacrônicos é que o subordinado não conclui nem a primeira frase. O que falta sempre é bom senso.

Tratamento igual. Vou ser breve, porque esse tópico é básico, mas os anacrônicos possuem uma tendência em tratar as mais novinhas e bonitinhas diferente.  Podem me criticar, se me acharem machista. O resultado sempre será da equipe, ninguém faz nada sozinho.

Recompensas por trabalho bem feito. Como citado no artigo Salário Emocional, o dinheiro quase nunca é o mais importante, ai entra a diferença entre recompensa e compensação. Compensação é uma troca, eu pago você faz o combinado. Recompensa é quando você faz além do combinado.

Evidência tangível do reconhecimento. Dê um nome a recompensa, por exemplo, funcionário do mês, os revolucionários. Qualquer símbolo dura mais que dinheiro e lembranças de palavras. Materialize a recompensa com troféus, certificados, placas, etc.

Mesmo que você tenha motivos para gritar, xingar, perder a cabeça, pense que uma única atitude falha do líder pode desfazer toda a equipe.

Antes de agir, ou falar algo que você sabe que pode prejudicar a sua equipe, pense, será que estou anacrônico?

A cantora Pitty traduziu bem em sua música essa tendência de se tornar anacrônico. Se estiver com tempo vale a pena curtir ANACRÔNICO. 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 comments

  1. Bruno Lacerda

    João, excelente texto, isso só resulta em motivação, que consequentemente é igual a resultado!

    • João Reis

      Bruno o principal papel do líder é ser servidor e não ser servido. Quando você serve sua equipe, o resultado vira consequência. Obrigado pelo comentário.

  2. Eliane Lages

    Parabéns pela criatividade na elaboração do texto e por abordar um assunto tão relevante! Acredito que o reconhecimento de um trabalho é um dos pontos chaves para tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e aumentar a produtividade da equipe. Adorei a referência da música da Pitty, realmente tem tudo a ver com o que vivenciamos diariamente.

    Abraços, Eliane Lages.

  3. João Augusto, mandou bem demais!!! E o rock da Pitty como exemplo, foi foda hehe.

    Parabéns!