InBox ID: Curso aponta novos caminhos para a área de marketing

2 dias, 16 horas, 960 minutos de marketing orientado para dados…A segunda edição do curso InBox ID, que aconteceu nos dias 19 e 20 de março, na agência Buscar [ID], em Belo Horizonte, ofereceu muito mais do que apenas esses números para os participantes. Com uma forte interação entre o público, debates e cases de fracassos e sucessos, os profissionais presentes conseguiram lançar novos olhares e descobrir outros caminhos para melhorar o trabalho na área de marketing.

Durante o curso, o público pôde compreender como os dados coletados na web, mídias sociais e em outros meios são úteis para identificar novas oportunidades para as empresas, a importância do planejamento para o desenvolvimento das ações de marketing, como pequenos detalhes no site contribuem para resultados positivos ou negativos de SEO (Search Engine Optimization), a relevância da visualização dos dados para melhor interpretação deles e diversos temas que geraram inquietação entre os participantes em vários momentos.

No primeiro dia (19/03), vale destacar o trabalho desenvolvido para visualização dos dados (Data Visualization). O diretor de UX/UI, Gabriel Silveira, explicou que ele consiste em transformar os dados em uma forma visual que a pessoa possa compreender melhor. É importante ressaltar que a pessoa que for trabalhar com isso não deve seguir apenas um padrão visual de gráficos, ele deve se preocupar em adaptar visualmente as informações de acordo com o perfil da pessoa que pretende apresentar os dados. Além disso,  é uma forma que pode ser usada também no âmbito profissional, quando você pretende mostrar no seu currículo o nível de suas habilidades para um recrutador de uma empresa, por exemplo.

Outro ponto importante desse dia diz respeito a mídia de performance. De acordo com os dados mostrados durante a apresentação do tema pelo especialista em mídia, André Pierazoli, no curso, o resultado de uma pesquisa mostrou que 47,9% dos profissionais de marketing responderam um estudo dizendo que não são capazes de mostrar os resultados do seu trabalho para a empresa. Questionou-se o uso do remarketing e a importância de se calcular o retorno sobre investimento (ROI). Você sabe avaliar como as iniciativas de marketing contribuem para a sua empresa? Vale a pena começar a refletir sobre isso.

O Data driven marketing ou marketing orientado para dados ganhou destaque no segundo dia (20/03) do curso por meio da palestra da Web Intelligence da agência Plan B, Camila Jardim. Ela mostrou o desafio da implantação da cultura de dados em uma empresa, as vantagens que o profissional tem ao se trabalhar com dados e duas formas que a pessoa tem para realizar a coleta deles: por meio do comportamento e da performance. Ela também forneceu várias dicas para quem pretende trabalhar com dados:

– Ao realizar a análise o profissional deve se colocar no lugar da empresa;

– Realizar entrevistas com os clientes;

– Descobrir diversas informações sobre os clientes (o que ele faz, onde atua…);

– Entender o comportamento das pessoas.

Ao final do curso, o fundador da Buscar [ID], Rodrigo Nascimento, forneceu um panorama do impacto da tecnologia no mercado e na vida das pessoas no século atual. Durante a mesa-redonda entre os participantes discutiu-se sobre diversos temas apresentados no curso e houve um debate sobre a análise dos dados que possam contribuir para a melhoria do endomarketing nas empresas.

Enfim, foi um final semana de profunda reflexão sobre o trabalho realizado atualmente sobre a coleta de dados das empresas na web, principalmente nas mídias sociais, o marketing e o mercado Mas, que não para por aí! Em breve, a Buscar [ID] pretende lançar o InBox ID Pocket, uma série de palestras que acontecerão durante a semana, no horário da noite, na sede da agência. Por isso, se você não pôde estar presente no curso ainda terá novas oportunidades de participar de eventos transformadores como esse que permitirão encontrar novos caminhos na sua atuação profissional no mercado.

Marketing a favor da solidariedade

Entretanto, não são apenas os participantes do curso que saíram ganhando com tanta informação e troca de experiências. Durante o curso foi realizado uma campanha de Páscoa, em que os participantes contribuíram doando ovos ou chocolates para a Buscar [ID] entregar para o Lar Aruana. Inclusive, outras pessoas que queiram contribuir com a campanha podem entregar o ovo ou chocolate na sede da agência localizada em Belo Horizonte (Rua Monte Simplon, 669, Nova Suiça) ou ligar no telefone (31) 2526-3441 para eles buscarem as doações até hoje (23/03).

Mais um ponto positivo para essa iniciativa que além de gerar conhecimento e despertar novos olhares dos profissionais para o mercado, soube trabalhar a questão da solidariedade para dar uma Feliz Páscoa para quem realmente precisa.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.