campanhas de incentivo

campanhas de incentivoOs termos incentivar e motivar, algumas vezes são utilizados de forma semelhantes, em outras como complementares, ou ainda como sem relação direta, tanto em campanhas de endomarketing como na comunicação interna.

Os dicionários colocam as duas como sinônimos, mas com pequenas diferenças, que valem a pena serem exploradas e vão permitir que sejam utilizadas de forma mais adequada, transmitindo a mensagem com mais coerência: incentivar é o ato de oferecer algo para uma pessoa ou equipe caso determinada meta seja alcançada; já motivar é despertar um motivo para que uma pessoa ou equipe criem movimento em determinada direção. Parecem, à primeira vista, conceitos parecidos e até mesmo similares, mas há uma diferença relevante entre eles, quando utilizados em campanhas internas de marketing: incentivar significa definir uma meta externa ao indivíduo e premiar a superação desta meta; motivar significa descobrir dentro do indivíduo uma força suficiente para superar esta meta e a superação é o próprio prêmio.

Quando contratamos um vencedor, seja esportista, acadêmico, empresário ou mesmo alguém que superou algo relevante como uma doença ou dificuldade pessoal, não falamos em palestra de incentivo, ou palestra incentivadora, mas sim em palestra de motivação ou motivacional, pois o que queremos com essa palestra é motivar, isto é, dar um motivo para que todos alimente seus ideais com exemplos e desenvolvam uma capacidade internas de superar suas próprias metas.

Ao desenvolvermos uma campanha de metas comerciais agressivas, em situações complicadas como crise, novos concorrentes ou falta de crédito no mercado, temos que oferecer incentivos, representados por bônus em dinheiro, viagens ou presentes, para que as equipes se envolvam na superação das metas determinadas pela empresa.

O uso correto dos termos, alinhado à comunicação e, principalmente, ao que queremos dos indivíduos e das equipes, permite que se determine meta coerentes e se monitore melhor os resultados.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

5 comments

  1. Ótimo texto, Fábio!
    Como já te disse, agora que sei a diferença, nunca mais vou usar as duas palavras como se significassem exatamente a mesma coisa.
    Parabéns pelo tema!

  2. Gostei muito do texto, Fábio!
    A questão do incentivo é fundamental para que o profissional se motive! Ainda mais quando a meta em questão é muito agressiva!
    Já ouvi certa vez de uma gerente, onde eu vendia um produto: “Priscila, você não fez mais que a sua obrigação (bater a meta). Mas bater a meta na situação que a empresa e o mercado estava era um luxo! Ou seja… Depois dessa… motivação: bye bye!

  3. Ola Fabio,

    achei suas colocações bem interessantes, nao havia ainda pensado desta maneira, mesmo trabalhando neste mercado ha mais de 10 anos.

    parabéns!

    Leandro

  4. Muito bacana seu post Fábio. Trabalho e gosto muito de campanhas motivacionais e de incentivo de vendas e o que você menciona no texto é exatamente o que acontece na prática.

    A motivação, na minha opinião, é co-responsabilidade do gestor da equipe e muitas vezes, por não saber liderar sua equipe de modo estratégico pessoal, acaba desmotivando e não incentivando a mesma, exigindo metas de maneira bruscamente. Mas aí é papo para outro post.

    Sds,