incubadora de empresas

Olá! Hoje apresentarei uma iniciativa inovadora no mercado brasileiro, que ganha diariamente novos adeptos, as chamadas Incubadoras de Empresas. Explicarei um pouco sobre as definições encontradas para o termo: Incubadora de Empresas e o papel desenvolvido pela ADT, que faz o gerenciamento mundial das empresas incubadoras.

Ao pesquisar no Google o termo Incubadora de Empresas são encontrados aproximadamente 240.000 resultados, com 0,29 segundos do seu processamento.

Dentre as definições expostas, separamos algumas dos sites mais conhecidos. Mesmo não sendo uma definição aceita pela maioria dos internautas, por ser de fácil alteração por qualquer usuário da web, A Wikipédia, traz a definição “Uma incubadora de empresa, ou simplesmente, incubadora, é um projeto ou uma empresa que tem como objetivo a criação ou desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas, apoiando-as nas primeiras etapas de sua vida”.

Quando o internauta acessa o site da Inatel encontra a seguinte definição: “As incubadoras de empresas são organizações que podem estar vinculadas as instituições de ensino, prefeituras e até mesmo, iniciativas empresariais independentes. A base de sustentação de uma incubadora esta alicerçada na difusão da cultura empreendedora, do conhecimento e da inovação”.

Para a Fundação Certi “As incubadoras de empresas constituem-se em ambientes que proporcionam uma clara contribuição para o Sistema Nacional de Inovação, pois atuam como mecanismos catalisadores da pesquisa básica e aplicada geradas nas Universidades e centros de pesquisas à demanda das empresas por produtos, que atendam a diferenciação estratégica necessária para o atendimento às necessidades de mercado.

Mais que oferecer suporte às iniciativas empreendedoras, as incubadoras oferecem um leque de serviços diferenciados, assessoria em gestão, suporte às ações mercadológicas, infraestrutura de qualidade, bem como um passaporte para o mercado exterior e contato com empresas âncoras e capitalistas interessados em investir em novas empresas”.

São três definições sobre o assunto, mas que no final das contas, coloca as incubadoras de empresas como centros catalisadores de novos empreendimentos, disponibilizando respaldo jurídico e tecnológico para o desenvolvimento de novas tecnologias. Uma incubadora famosa mundialmente, esta localizada na Alemanha, conhecida como ADT, possui o gerenciamento de empresas incubadas mundialmente, com fomento através de seus escritórios espalhados em vários países.

ADT – GERENCIAMENTO MUNDIAL.

A ADT – Associação Alemã de Centros de Inovação, Tecnologia e Incubadoras de Empresas, é um Centro de Ciência e Tecnologia, criado na Alemanha no ano de 1988. É uma Associação de Centros de Inovação, Tecnologia e Incubadoras de Empresas. Única em funcionamento mundial, voltada para o incentivo, apoio e supervisão de empresas startups por intermédio de Centros de Inovação.

Oferece aos seus associados, apoio no cumprimento de suas tarefas, incentiva e supervisiona Startup focado em Tecnologia e Inovação. Fornece no território alemão, toda a infraestrutura financeira, administrativa e estrutural para o crescimento e amadurecimento de pequenas e médias empresas.

OBJETIVOS DESENVOLVIDOS PELA ADT.

Dentre os objetivos desenvolvidos pela ADT, estão:

  • Promover a transferência de tecnologia.
  • Desenvolvimento comercial de startups e empresas.
  • Desenvolver competências dos centros de inovação.
  • Apoiar empreendedores inovadores.
  • Representa os interesses dos Centros de Inovação.
  • Presente em empresas com áreas comuns de: política, indústria, ciência e mídia.
  • Participa ativamente na criação de condições favoráveis para novas startups, na Alemanha.

Atualmente, cerca de 150 centros incubadores de inovação e comércio estão associados à ADT com mais de 7.500 empresas e um número de funcionários superior a 56.000. Mais de 16.000 empresas foram terceirizadas com sucesso por esses centros.

Existem cinco centros DWIH (Centros Alemães de Ciência e Inovação), espalhados pelo mundo: Moscou, Nova Délhi, Nova York, São Paulo e Tóquio.

Os Centros Alemães de Ciência e Inovação intensificam o intercambio cientifico de profissionais e idéias, servindo também como plataforma para estimar o surgimento de novas cooperações de pesquisa e projetos de inovação entre pesquisadores alemães e seus principais centros anfitriões espalhados pelo mundo.

PARCEIROS DA ADT.

  • Instituições membro do DWIH-SP.

Formada por três Agências de Promoção, cinco Representações e 13 Instituições de Ensino Superior da Alemanha.

  • Consórcio e Conselho Diretor.

Formada por instituições membros e representante da Embaixada Alemã em Brasília, Consulado Geral da Alemanha em São Paulo e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK Brasil). Reúnem-se duas vezes no ano e estabelecem diretrizes para as ações da DWIH-SP.

  • Parceiros.

Organizações com interesse em trabalhar em cooperação científica, Brasil-Alemanha e em conjunto com a DWIH-SP.

  • Aliança de Organizações Científicas da Alemanha.

Rede informal constituída por nove organizações de pesquisa e fomento e o Conselho Alemão de Ciências. Desempenham importante papel na formulação de modelo conceitual para os Centros Alemães de Inovação pelo mundo.

Dessa forma a ADT se torna uma associação de grande representatividade na área de tecnologia, sendo a maior incentivadora de empresas para o melhoramento contínuo e surgimento de novas tecnologias. Estão sempre em sintonia entre a sede e seus centros incubadores de inovação e comércio, respeitando os tratados com os países que as recebem. Essa iniciativa faz com que a informação tenha maior intercâmbio e agilidade nessa troca de expertises devido à qualificação de seus colaboradores.

Até o próximo post.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.