Definir o processo organizacional é fundamental para qualquer empresa, seja ela pequena, média, grande ou mesmo uma multinacional. Mas, o seu sucesso vai depender do planejamento das tarefas e procedimentos, para evitar a perda de tempo e de eficiência.
Outro ponto a ser levado em consideração é o bom senso na aplicação dos processos internos. O excesso de formalidades e exigências pode causar desmotivação e queda de produtividade entre os colaboradores.
A burocracia consiste num sistema hierárquico, onde há a divisão de responsabilidade e os membros seguem regras e procedimentos padrões. No Brasil, porém, ela é extremamente malvista e impede que os processos terminem de forma correta e em tempo hábil.
Para conseguir a eficácia dos processos, é preciso que a gestão especifique como as coisas devem acontecer e sem pecar pelo exagero no formalismo e documentação. A eficiência dentro de uma empresa é de certa forma uma exigência para que se possa atender aos interesses próprios e de seus clientes.
O e-commerce no Brasil, por exemplo, registra as maiores taxas de crescimento no Mundo. Mas, o que seria desse setor se os seus processos para compra e entrega fossem extremamente burocráticos? Com certeza, as pessoas desistiriam da compra.
Rodolfo
Valena,
A matéria é realmente muito importante pelo tema, e as empresas sofrem mais ainda quando existe a necessidade de se tirar o ISO.
Por isso que nestes casos existem empresas especialistas neste quesito.
Parabéns