Excesso de processos leva à ineficiência

Definir o processo organizacional é fundamental para qualquer empresa, seja ela pequena, média, grande ou mesmo uma multinacional. Mas, o seu sucesso vai depender do planejamento das tarefas e procedimentos, para evitar a perda de tempo e de eficiência.

Outro ponto a ser levado em consideração é o bom senso na aplicação dos processos internos. O excesso de formalidades e exigências pode causar desmotivação e queda de produtividade entre os colaboradores.

A burocracia consiste num sistema hierárquico, onde há a divisão de responsabilidade e os membros seguem regras e procedimentos padrões. No Brasil, porém, ela é extremamente malvista e impede que os processos terminem de forma correta e em tempo hábil.

Para conseguir a eficácia dos processos, é preciso que a gestão especifique como as coisas devem acontecer e sem pecar pelo exagero no formalismo e documentação. A eficiência dentro de uma empresa é de certa forma uma exigência para que se possa atender aos interesses próprios e de seus clientes.

O e-commerce no Brasil, por exemplo, registra as maiores taxas de crescimento no Mundo. Mas, o que seria desse setor se os seus processos para compra e entrega fossem extremamente burocráticos? Com certeza, as pessoas desistiriam da compra.

Poderia ser mais simples, mas há empresas que continuam pecando pelo excesso de burocracia. Garantir certa autonomia aos colaboradores, diminuir o número de reuniões e de documentação exigida são algumas medidas que ajudam a diminuir os processos desnecessários. Elas contribuem também para que as companhias atinjam resultados mais efetivos.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment

  1. Rodolfo

    Valena,

    A matéria é realmente muito importante pelo tema, e as empresas sofrem mais ainda quando existe a necessidade de se tirar o ISO.
    Por isso que nestes casos existem empresas especialistas neste quesito.

    Parabéns

    -2