Influenciadores digitais: qual o melhor perfil para sua marca?

Olá, leitores! Hoje vou falar sobre o marketing de influenciadores ou influencers, como eles mesmos costumam se definir. Mas, afinal, você sabe o que quer dizer influenciador digital, os tipos existente e de que forma eles podem potencializar a sua marca?

Para saber qual influenciador será mais eficaz para seu negócio, temos que levar em conta a afinidade que a sua marca pode ter com o mesmo, número de seguidores e sua influência sobre eles. Mas saber isso não basta. Você primeiro deve definir quais são os objetivos da sua marca e procurar o estilo de influenciador que mais se encaixa no perfil do seu negócio/produto.

Os influenciadores digitais são pessoas ou grupos de pessoas que produzem conteúdo, seja ele: texto, vídeo e imagem; em diferentes tipos de canais onde conseguem alcançar, encantar e influenciar o comportamento de um segmento da sociedade.

Sabendo isso, agora temos que descobrir quais os tipos de influenciadores existentes?

De acordo com a empresa Comunique-se, os influenciadores podem ser categorizados em 7 tipos, levando em consideração três fatores distintos:

  • Alcance: tamanho da audiência;
  • Ressonância: repercussão e engajamento junto a audiência;
  • Relevância: Fit com assunto ou valores da marca.

Levando em consideração os três fatores, temos as categorias:

· Top Celebridade: possuem grande alcance e ressonância, mas relevância baixa.

Esse tipo de influenciador fala sobre diversos assuntos, de forma genérica, agrada pessoas com gostos distintos. O uso desse tipo de influenciador é para tornar sua marca conhecida. No entanto, este tipo de influenciador não tem relevância direta ao assunto do seu produto / serviço e não é o mais adequado para gerar vendas.

· Fit Celebridade: possuem alcance, ressonância e relevância muito altos.

Esse tipo é o sonho de toda empresa: conversar com grande audiência, gerar engajamento e vendas.

Esse tipo de influenciador é focado em determinado nicho de mercado, possuem alta identificação com a fala do público-alvo, e seu engajamento e resposta rápida geram conversão. O valor de contrato desse tipo de influenciador é muito alto.

· Autoridade: possuem audiência baixa, engajamento e relevância altos.

Seu objetivo é dar uma maior percepção sobre a marca, conversão em uma escala menor com melhor qualificação do produto / serviço. O influenciador com essa característica domina um determinado assunto, possui bastante respeito dentro de um segmento, comunidade ou região.

· Ecossistema: baixíssimo alcance, média ressonância e relevância alta.

Esse tipo de influenciador, não trata-se apenas de um influenciador único, mas de um conjunto de influenciadores de um nicho que promovem a marca, tornando-a soberana dentro do seu segmento. Esse grupo de influenciadores fazem conteúdo segmentado e possui bastante fit com as empresas do mesmo nicho.

Com esse tipo de influenciador é possível trabalhar seu posicionamento, ser onipresente no segmento, devido aos diversos conteúdo produzidos, atingindo assim, um público engajado, extremamente qualificado para conversão.

· TrendSetter: conhecido por ser líder de causas e discussões.

Esse tipo de influenciador é autoridade em um determinado assunto. Costuma a ser o pioneiro a defender um ponto de vista, propondo uma atitude. É procurado por empresas que desejam trabalhar seu posicionamento para reafirmar seus valores e, dificilmente, esse tipo de influenciador se vincula com empresas que não demonstrem ter princípios iguais aos seus.

· Jornalista: possui alto alcance, a ressonância e relevância dependem do quão engajado ele está com determinado assunto.

Esse tipo de influenciador, pode cobrir uma grande quantidade de pautas e trabalha para grandes meios de comunicação. Costuma ser mais analítico nos assuntos e pode ajudar a empresa a trabalhar ações de informações inéditas do seu mercado.

Nem todos os jornalistas gostam de arriscar seu status de imparcial, ou seja, a empresa deve se posicionar de forma amigável perante ao jornalista e mostrar que a marca é autoridade em determinado segmento. Isso a torna fonte para assuntos que surgirem na pauta.

· Público interno: alcance e ressonância baixíssimo, relevância alta.

Esse tipo de influenciador e formado pelos funcionários da empresa. Ajudam a humanizar e divulgar a cultura e valores da marca. São os primeiros influenciadores que devem ser trabalhados em uma empresa.

A empresa deve possuir colaboradores que acreditam, confiam e divulguem a empresa. Esse influenciador conhece bem a sua marca e possui autoridade para falar sobre ela.

Comunicação interna eficaz, políticas claras, plano de carreira e acompanhamento são fundamentais para que o funcionário vista a camisa, influenciando outros talentos a fazerem parte da empresa e outras pessoas a consumirem seu produto/ serviço.

Após apresentarmos todos os tipos e classificações, deve ser escolhido o melhor tipo de influenciador digital para fazer com que sua empresa seja conhecida. Dependendo do tipo de empresa, pode-se trabalhar com mais de um tipo de influencer. Seja lá qual for a escolha, ela deve sempre refletir a essência da sua empresa: visão, missão e valores.

Até o próximo post.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.