Inovação é só para a área de marketing?

Inovação

A palavra inovação já é um clichê do mundo corporativo. Nas empresas se cobra inovação e aumento de resultado a todo o momento e muitas vezes de qualquer maneira. As áreas reagem e falam: “isso é com o marketing!”

Sim, o marketing é a área que analisa o mercado, planeja ações estratégicas e promove-as visando o lucro. Mas, será que somente eles podem fazer isso? Na minha opinião, não. Isso tem que partir de cima, do presidente ou diretoria, ele devem ter o pensamento que todas as áreas da empresa podem otimizar seus processos e serviços.

Inovação não é algo somente para o consumidor, é para a parte interna também. Se por dentro a empresa melhora, isso reflete para o consumidor também. Muitas vezes, uma mudança interna é uma inovação maior do que um novo produto ou serviço que teve um custo e tempo muito maior.

A inovação não precisa ser algo novo necessariamente, pode ser apenas um atendimento perfeito ao cliente. É só o que ele precisa para ser fiel a sua marca. Sua empresa passou de um estágio para outro. Inovou!

Que tal fazer uma intranet para sua empresa que conecta todos os departamentos, otimizando tempo, processos e disseminando informação útil? Inovação!

Que tal levar o analista de sistemas para conversar com o financeiro, o administrativo para ver se há a possibilidade de criar um sistema de automação e controle que facilite a vida de todos? Inove!

Cada área com certeza tem uma necessidade e tem uma boa ideia para implementar que aumentará a produtividade e consequentemente os ganhos, e ainda, com redução de custos.

Todo o ser humano é capaz de inovar, temos essa habilidade nata. Se duas cabeças pensam melhor que uma, uma única não pode achar que sabe de tudo. Não podemos estar em todo o lugar, mas podemos fazer parte do todo.

Pessoas + Conhecimento + Oportunidade = Inovação

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

2 comments

  1. Oi Victor,
    Muito bom seu artigo como sempre.
    Concordo com você que não é só o marketing responsável pela inovação de uma empresa, e sim um setor que analisa e apresenta os dados do mercado para planejar ações estratégicas.
    O intranet é um bom meio para potencializar a comunicação e integrar todos os setores da empresa. Para assim chegarem na Inovação.

  2. Victor Raful

    Obrigado Mateus. Somente citei alguns exemplos. Mas uma inovação não é necessariamente um sistema online, só para deixar claro.

    Abs,