Talvez nunca uma palavra tenha sido tão utilizada nos mais diversos contextos quanto essa: inovação. E para os profissionais de marketing, essa é uma palavra que deve estar presente no cotidiano, do acordar ao dormir (e se possível nos sonhos também).
Se buscarmos no dicionário a palavra inovação, teremos como resultado “Ato ou efeito de inovar.” E se continuarmos nossa busca pela palavra inovar, encontramos “Tornar novo. Renovar. Introduzir novidades em. Consertar.”.
E é exatamente aí que quero chegar. Quando se fala em inovação, muitos tendem a compreender como criar algo novo. Mas esse novo pode sim ser o velho recapado. Podemos inovar constantemente os nossos processos intermediários que vão promover experiências melhores para o nosso público. Para a inovação, portanto, você não precisa ser nenhum gênio que de uma hora para a outra tem uma ideia revolucionária para mudar o mundo.
A inovação pode estar nas pequenas coisas do dia-a-dia. O importante é que se crie o hábito de estar em constante processo de avaliação sobre nossos produtos e serviços. Ao criar o hábito de buscar inovar, vamos ser estimulados a enxergar pela ótica do cliente e podemos propor soluções que visem superar suas expectativas, sempre em busca da excelência. Vou dar um exemplo simples: qual é o negócio de uma floricultura? Em uma visão simplista, é a venda de arranjos florais, certo? Mas onde ela pode buscar inovação para se diferenciar da concorrência? Em qualquer etapa do processo desde a prospecção de clientes até o pós-vendas. Um atendimento personalizado, uma entrega diferenciada ou mesmo um brinde para o cliente que contratou o arranjo podem ser inovadores. Pensem em como isso pode melhorar a experiência do usuário e pronto! A inovação já está se apresentando.
E para buscar inovar existem diversos exercícios que podem ser feitos, mas dois que eu particularmente gosto são:
– Constante observação e questionamento para compreender a fundo as necessidades do cliente
– Brainstorm (a união de mentes sempre gera boas ideias)
Todos podemos inovar, pois somos dotados de criatividade. Basta que esta seja estimulada para que surjam boas ideias. E então, vamos pensar em algo inovador?