Inteligência artificial: da ficção para o nosso dia a dia

O ano mal começou e já tivemos uma polêmica nas primeiras semanas de 2017. A notícia sobre uma seguradora japonesa que substituiu funcionários por um sistema de inteligência artificial chegou a ficar nos Trends Topics do Twitter, como um dos assuntos mais comentados.

Você sabe o que é AI, sigla em inglês para inteligência artificial? Resumidamente, é uma tecnologia que faz com que os computadores “pensem” como nós humanos. Parece até ficção, mas isso já faz parte do nosso dia a dia. A assistente de voz Siri presente em iPhones e iPads é um exemplo.
Segundo a Forrester Research, sistemas inteligentes e robôs poderão acabar com 5 milhões de empregos no mundo até 2020. Os setores mais impactados pelo uso de soluções com a tecnologia de inteligência artificial devem ser os de transporte, logística, atendimento e serviços ao consumidor.
Será que devemos temer essa mudança? Ainda é muito cedo para dizer que estamos vivendo a era Skynet , mas é uma questão a se pensar e entender de que forma os robôs e aparelhos podem ajudar a humanidade.

De escova a carro inteligente

Você sabe pentear o cabelo? Talvez não! Ao menos é o que propõe a L’Oréal com a sua escova smart. O gadget usa a tecnologia de inteligência artificial e informa ao usuário sobre como cuidar melhor das suas madeixas.
A escova smart possui microfone e sensores de pressão, que passam as informações para um dispositivo móvel por meio de um app gratuito. Assim, a inteligência artificial empregada no aparelho pode fazer um diagnóstico da saúde do seu cabelo.
Outra utilização de inteligência artificial também surpreendeu recentemente o mercado de automóveis. A Mercedez-Bens se uniu à empresa de tecnologia Nvidia e apresentou um carro que faz uso de AI na maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Eletronics Show 2017  realizada em Las Vegas nos EUA.
O veículo exibido no evento utiliza a inteligência artificial como um “copiloto”. O sistema combina reconhecimento facial, rastreamento de olhar e outras funções para ajudar o motorista na direção do veículo. Talvez, este seja o maior avanço da indústria automobilística na utilização dessa tecnologia e a previsão é que chegue ao mercado daqui a um ano.

Alexa

Quando lemos notícias sobre inteligência artificial, uma palavra ecoa na mente: Uau! Apesar de todos esses avanços, ainda há utilizações dessa tecnologia que precisam de mais testes e passar por melhorias antes de estarem disponíveis no mercado.
A Amazon, por exemplo, comercializa já há alguns anos uma torre com assistente virtual capaz de conectar toda uma casa à internet. Alexa foi o nome dado para a voz que interage com as pessoas, similar à Siri da Apple.
Entretanto, uma simples e inocente conversa entre Alexa e uma garota americana de 6 anos causou surpresa para os seus pais, além de algum prejuízo financeiro. A menina perguntou à assistente virtual se poderia brincar de boneca e arranjar uma casinha para elas.
Para o espanto dos pais, a Amazon entregou depois de alguns dias a “compra” feita pela filha. Uma “mansão de bonecas” que custa US$ 150 e uma lata com dois quilos de biscoitos amanteigados.
Um programa da CW6 na cidade americana de San Diego veiculou a matéria sobre o ocorrido e, horas depois, a emissora recebeu ligações de telespectadores que foram notificados pela Amazon sobre compras de casas de bonecas. O motivo? Todos tinham o aparelho de assistente virtual em casa e a Alexa ouviu a matéria.
O que fazer nessa situação? Aos pais restaram arcar com o prejuízo e controlar o acesso ao aparelho. Já a Amazon deve reavaliar a tecnologia de inteligência artificial utilizada, controlar mais dados e informações que são armazenados, além de aprimorar o “ouvido” da Alexa.
As discussões sobre o emprego dessa tecnologia e seus impactos na sociedade ainda devem continuar, especialmente, com relação ao uso ético pelas empresa.
E você, acha que a inteligência artificial é o futuro da humanidade? Deixe uma comentário com a sua opinião a até o próximo post! 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.