Inteligência Competitiva – Monitoramento do Ambiente Competitivo

Pense no desafio desta maneira: em um mundo competitivo no qual as empresas têm acesso aos mesmos dados, quem vai se sobressair transformando os dados em informação e depois analisando a informação rapidamente e de forma inteligente para gerar um conhecimento superior?” Max Hopper, ex-chairman da American Airlines.

Nenhum negócio é uma ilha. Para se chegar ao sucesso é necessário compreender desde os mais óbvios elementos – consumidores, fornecedores, funcionários e outros. Na maioria dos casos existem organizações oferecendo produtos similares para consumidores similares. O ambiente competitivo é o mesmo em geral. Além dos objetivos também serem os mesmos – crescimento, gerar lucros e obter o sucesso. Efetivamente o mundo dos negócios é uma guerra – luta por território e recursos – e numa guerra é fundamental entender o inimigo:

  • Como ele pensa;
  • Quais são suas forças;
  • Quais são suas fraquezas
  • Onde estão suas vulnerabilidades;
  • Onde ele pode ser atacado;
  • Onde o risco de ser atacado é maior…

E assim por diante… E como numa guerra, os competidores têm segredos, que podem ser a diferença entre lucros e perdas, expansão e bancarrota do negócio. Identificar esses segredos é fundamental para a sobrevivência do negócio.

Quem é um competidor/potencial competidor?

  • Outras organizações oferecendo o mesmo produto ou serviço agora;
  • Outras organizações oferecendo produtos ou serviços similares agora;
  • Organizações que poderão oferecer o mesmo ou similar produto ou serviço;
  • Organizações que podem inutilizar um produto ou serviço.

Por que monitorar os competidores?

Conhecer os nossos competidores nos habilita a predizer seus próximos movimentos, explorar suas fraquezas e determinar suas forças.

Os consumidores geralmente conhecem as diferenças entre empresas – seus pontos positivos e seus pontos negativos. Eles sabem que a companhia X é mais barata que a companhia Y que é melhor que a companhia Z. Se uma empresa opera num determinado mercado e não conhecer o mesmo,é como se ela desistisse da batalha sem que ela tivesse sido iniciada. É fundamental ter conhecimento do ambiente competitivo, pois como nos alerta Frederico, o Grande: “É perdoável ser derrotado, mas nunca surpreendido”.

O ambiente competitivo brasileiro está passando por uma fase de profissionalização da gestão, que inclui dentre outras coisas a adequação à padrões de governança corporativa e análise estruturada do processo de tomada de decisão.

Pode parecer implicância, mas é necessário insistir na tecla da importância do profissional de inteligência competitiva nas organizações, pois o processo contínuo de coleta e sistematização de dados é um catalizador para a dinamização de um ambiente que possa sustentar o nível mais complexo de inteligência, a Inteligência Coletiva – assunto para próximas postagens.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comment

  1. Olá Luis!

    Que bacana o seu artigo. Nossa… É uma gerra mesmo tudo isso. Os detalhes fazem toda diferenca.

    Para mim, fcou claro a importancia que o profissional de AI tem dentro da organizacao, e cá entre nós, vcs tem uma tarefa nada fácil, hein!?

    Abracos,

    Priscila Stuani