Painel no XX Intercom discute a comunicação integrada fora do eixo Rio-São Paulo

No último dia 20 de junho, durante o XX Intercom Sudeste, em Uberlândia/MG, o Painel “Planejamento fora do eixo: a comunicação organizacional em mercados regionais” discutiu as diferenças e particularidades de realizar ações de comunicação em mercados regionais, notadamente relacionado ao triângulo mineiro.

Sejam marcas globais ou regionais, os maiores anunciantes sempre enfrentam o desafio de lidar com as particularidades de mercados locais e regionais no que tange às suas estratégias de comunicação integrada. Um dos aspectos abordados foi a necessidade do apoio e suporte de agências locais e regionais no esforço de compreender o comportamento do consumidor e seus hábitos de consumo de mídia fora do eixo Rio-São Paulo.

Alguns dos aspectos locais e regionais destacados foram:

– um número bastante inferior de meios de comunicação nas diversas localidades;

– a diferente importância de cada veículo, que foge ao consenso nacional;

– o fenômeno da relevância dos blogueiros, maior do que os veículos de comunicação em algumas cidades;

– horários de funcionamento diferenciados para os meios de comunicação locais;

– programas televisivos e radiofônicos alternativos, que gozam de um alto índice de audiência local;

– a comunicação vista como custo e não como investimento;

– a necessidade de valorizar os resultados sobre o investimento feito em cada ação.

De maneira geral, o painel ressaltou a miopia que muitas vezes ocorre por parte das agências de comunicação que enxergam o território nacional sob a ótica do eixo Rio-São Paulo, quando poderiam aproveitar melhor as oportunidades locais e regionais;

O painel contou com a participação de profissionais da área como Adriano Domingues do Grupo TV1, Sérgio Gouvêa da GA Comunicação, Chico Daher da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Valéria Alves da Óbvio Comunicação (Governador Valadares), além de pesquisadores da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC) como Adriana Sousa e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Maiara Silva.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply