Na virada do ano de 1991 para 1992 a Rede Globo introduziu o slogan: Invente, tente, faça um 92 diferente. A frase pegou e até mesmo os mais jovens que não se lembram das inserções de fim de ano na data, já ouviram falar. Fiquei pensando como é difícil inventar algo novo, principalmente em datas comemorativas e eventos que se repetem ano a ano.

O desafio de surpreender o público é uma constante no nosso trabalho. Grandes empresas, que investem milhões anualmente em promoções, eventos, propagandas, conseguem, acho que com mais facilidade, proporcionar experiências com seus consumidores reais e potenciais, fidelizando e conquistando.

No próximo dia 27 de julho começam as Olimpíadas 2012, em Londres, estendendo até 12 de agosto. O mundo inteiro acompanhará os jogos e, logo, as propagandas de seus patrocinadores. É mais uma vez a hora de se destacar perante o planeta. O restaurante, o banco, a bebida, a companhia aérea, etc, etc, buscarão espaço na mente de crianças, jovens, adolescentes e idosos, pois o evento atrai os olhos de qualquer pessoa que goste de ver o espetáculo.

A expectativa para nós, da comunicação e marketing, é sempre grande. Queremos ver o que virá nos surpreender. E é também uma oportunidade para ver tendências, escutar os povos de cada canto do globo, perceber a linguagem nos jornais, tv, rádio. Nossos olhos precisam estar atentos aos acontecimentos, e creio que eventos como esses realmente possibilitam vermos a criatividade em seu auge. Pelo menos, assim espero que seja.

E sempre é possível trazer para nossas atividades as ideias dos grandes. Claro que na proporcionalidade permitida, mas não podemos ficar achando que as melhores ideias, ações, promoções, são feitas somente com recursos financeiros na casa dos milhões. Mais uma vez somos desafiados a inventar o novo a cada dia, não deixando nossos clientes na mesmice, desencantados com a marca, produto e serviço.

Tenho certeza que todos nós temos exemplos de coisas simples e inesquecíveis que já nos surpreenderam nas experiências com as marcas. Que tal você citar algum no comentário?

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

2 comments

  1. Heron Xavier

    Olá Paula!

    Bem bacana seu post e uma das marcas que sempre nos surpreendem com simples ações e de alto impacto sem dúvidas é a Coca Cola.

    Sds,

  2. Vanessa Alkmim

    Adorei o seu texto, Paula!
    Com um pouco de criatividade é possível sim surpreender como os grandes.
    Parabéns pela escolha do tema. Seus posts são sempre ótimos.
    Abraços,
    Vanessa Alkmim